Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Possibilidade de apresentação, no plenário do Senado, de material audiovisual como complemento do pronunciamento do Senador Almeida Lima.

Autor
Magno Malta (PL - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • Possibilidade de apresentação, no plenário do Senado, de material audiovisual como complemento do pronunciamento do Senador Almeida Lima.
Publicação
Publicação no DSF de 23/10/2003 - Página 33147
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • PROPOSIÇÃO, MESA DIRETORA, CONVOCAÇÃO, LIDERANÇA, REGULAMENTAÇÃO, POSSIBILIDADE, UTILIZAÇÃO, RECURSOS, ESPECIFICAÇÃO, MATERIAL, AUDIOVISUAL, COMPLEMENTAÇÃO, DISCURSO, SENADOR.

O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PL - ES) - Eu proponho que os Líderes - entendendo que cada um representa a sua Bancada - sentem-se para normatizar essa questão. Essa é a minha primeira preocupação.

Em segundo lugar, fico me perguntando: se a moda pega, será que não teríamos a tribuna à nossa disposição para fazermos campanha contra os nossos desafetos por dois, quatro ou sete anos? Preocupa-me muito, porque defendo a liberdade de expressão, defendo a liberdade e aquilo que o povo dá ao Parlamentar, a voz. Agora, Sr. Presidente, quem está lá na ponta não tem a capacidade de defesa, não pode vir à tribuna do Senado para se defender, a não ser que seja feito um requerimento, como o proposto pelo Senador Tião Viana, assinado pelo Senador Arthur Virgílio. E, se a moda pega, não haverá mais sessões nesta Casa, a não ser de Prefeitos, Vereadores, Deputados Estaduais e empresários querendo se defender na tribuna do Senado.

É preciso que tenhamos a cabeça fria para raciocinar sobre o assunto, até porque não sabemos o conteúdo da exposição do Senador Almeida Lima. Como disse o Senador Arthur Virgílio, o momento já é constrangedor para o Prefeito Marcelo Déda, que está na outra ponta. Caso seja a exposição, de fato, uma bomba de nitrogênio, S. Exª não poderá se defender. Eu espero que não, porque, pelo que conheço do Prefeito até hoje, tenho-o na conta de um homem de bem, probo e digno.

Assim, Sr. Presidente, proponho à Mesa que ainda amanhã o Presidente da Casa convoque os Líderes para normatizarem essa questão, para que não percamos tempo na sessão, como fazemos neste momento, por uma questão que já podia ter sido resolvida.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/10/2003 - Página 33147