Pronunciamento de Sibá Machado em 22/10/2003
Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Possibilidade de apresentação, no plenário do Senado, de material audiovisual como complemento do pronunciamento do Senador Almeida Lima.
- Autor
- Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
- Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
REGIMENTO INTERNO.:
- Possibilidade de apresentação, no plenário do Senado, de material audiovisual como complemento do pronunciamento do Senador Almeida Lima.
- Publicação
- Publicação no DSF de 23/10/2003 - Página 33149
- Assunto
- Outros > REGIMENTO INTERNO.
- Indexação
-
- DEFESA, OPORTUNIDADE, DEBATE, RESOLUÇÃO, MESA DIRETORA, ABERTURA, PRECEDENCIA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, USO DA PALAVRA, UTILIZAÇÃO, RECURSOS, COMPLEMENTAÇÃO, PRONUNCIAMENTO, SENADOR.
O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em primeiro lugar, quero dizer que não há qualquer intenção ou interesse da parte de ninguém nesta Casa de cercear qualquer tipo de manifestação. Em segundo lugar, quero dizer da nossa tranqüilidade de que qualquer tipo de denúncia que se possa fazer a respeito de qualquer pessoa, de qualquer administração, tem que ser analisada.
Faço coro às palavras da Senadora Heloisa Helena: tão logo seja concluída a apresentação do Senador, vamos conversar com o Prefeito para fazermos a defesa necessária.
Mas quero levantar mesmo os precedentes, Sr. Presidente. Quero aproveitar a ocasião para me reportar a outro problema. Como, na Casa, o Regimento define um certo procedimento, compreendo que, para dar maior dinamismo e democratização aos trabalhos, a Mesa tome decisões com esse fim. Quero sugerir o rodízio dos oradores, intercalando os oradores do dia com as inscrições para explicações pessoais e também com as falas dos Líderes, uma vez que é regimental, está escrito. Eu me senti prejudicado num dos dias, embora não tenha reclamado, admitindo o fato.
Assim, se está se levantado a questão dos precedentes, eu pediria que a resolução pudesse tratar logo de todos os assuntos. Se o nosso Regimento é claro em qualquer situação, nós o cumprimos; se o Regimento é omisso, temos que regulamentar imediatamente a nova situação; e, quando temos dúvida, é claro que precisamos conversar com os demais. Só quero dizer que julgo perigoso o uso de qualquer mecanismo na Casa que utilize aquela câmara que transmite para o Brasil afora. Não vamos transformar esta Casa, nem seremos puxados nunca pela aberração do imobilismo. Esta Casa vai trabalhar como é: com grandeza e altivez, contribuindo para o melhor debate em nossa sociedade.
Estaremos atentos à apresentação do Senador.