Discurso durante a 155ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento da escritora Rachel de Queiroz.

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento da escritora Rachel de Queiroz.
Publicação
Publicação no DSF de 05/11/2003 - Página 35188
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RACHEL DE QUEIROZ, ESCRITOR, ESTADO DO CEARA (CE).

            O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, serei breve.

            Quero me associar às manifestações do Presidente José Sarney e dos demais Senadores que me antecederam nesta homenagem de pesar a Rachel de Queiroz, uma biografia que orgulha o povo brasileiro.

            Hoje pela manhã, eu ouvia o Jornalista Carlos Heitor Cony fazer o seu comentário na Rádio CBN, emocionado, afirmando a genialidade de Rachel ao escrever O Quinze, em plena adolescência, romance que confirma o regionalismo literário brasileiro. Dizia ele, naquele momento, que o regionalismo de José Américo de Almeida, anterior a Rachel, é ainda barroco, de certa formalidade, e o dela, não; ela é retrata a regionalidade brasileira naquele romance.

            Sr. Presidente, de minha parte, fica uma enorme vontade de conhecer mais, de refletir mais sobre o pensamento literário brasileiro.

            Creio que é o pensamento de todo o Bloco de Apoio ao Governo essa afirmação de tanto respeito, de tanta devoção a um patrimônio da história da literatura brasileira.

            Fica aqui a justa e sincera homenagem do Bloco de Apoio ao Governo a Rachel de Queiroz, cumprimentando o Presidente Sarney pela brilhante exposição, expressando o sentimento de um membro da Academia Brasileira de Letras, como S. Exª honradamente o é.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/11/2003 - Página 35188