Discurso durante a 155ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento da escritora Rachel de Queiroz.

Autor
Aloizio Mercadante (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Aloizio Mercadante Oliva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento da escritora Rachel de Queiroz.
Publicação
Publicação no DSF de 05/11/2003 - Página 35188
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RACHEL DE QUEIROZ, ESCRITOR, ESTADO DO CEARA (CE), PERSONAGEM ILUSTRE, LITERATURA BRASILEIRA, PIONEIRO, REPRESENTAÇÃO, MULHER, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL).

            O SR. ALOIZIO MERCADANTE (Bloco/PT - SP. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria, em nome do Governo, de reforçar esta justa homenagem a uma escritora que deu uma contribuição inestimável sobretudo na reflexão que promoveu em relação ao cotidiano do Nordeste e à vida de seu tempo.

            Rachel de Queiroz, não apenas uma cearense, uma grande brasileira, foi a primeira mulher na história do País a adentrar a Academia Brasileira de Letras, teve uma militância política e uma presença marcante na literatura do Brasil.

            Quero chamar a atenção para uma pequena passagem, que expressa a sensibilidade dessa grande escritora brasileira e que foi hoje mencionada por outro grande escritor, Carlos Heitor Cony, quando, emocionado, falava sobre sua trajetória: “... tanto sol, tanto mar, tanta miséria e tanta fome”, exatamente uma síntese do seu sentimento pelo Ceará, pelo Nordeste.

            Portanto, acredito que sua literatura fica como uma reflexão, para que possamos preservar e valorizar o que nosso povo tem de melhor, talentos marcantes na nossa história, como foi essa grande brasileira.

            É mais do que justa a homenagem que o Senado Federal presta nesta oportunidade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/11/2003 - Página 35188