Discurso durante a 155ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento da escritora Rachel de Queiroz.

Autor
Roberto Saturnino (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Roberto Saturnino Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento da escritora Rachel de Queiroz.
Publicação
Publicação no DSF de 05/11/2003 - Página 35189
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RACHEL DE QUEIROZ, ESCRITOR, ESTADO DO CEARA (CE).

            O SR. ROBERTO SATURNINO (Bloco/PT - RJ. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, falaram os Partidos, os Líderes e, em nome de todo o Senado, o Presidente José Sarney, pessoa das relações mais estreitas com Rachel de Queiroz, seu Par na Academia.

            Quero também me expressar, juntamente com o Senador Sérgio Cabral, em nome do Rio de Janeiro, onde Rachel de Queiroz fixou residência. Ela nunca perdeu sua alma nordestina, seu coração cearense, sua personalidade daquela região, mas escolheu o Rio de Janeiro como sua cidade-moradia. A sociedade carioca sempre cultuou muito a figura de Rachel de Queiroz, sem dúvida uma das maiores da nossa Literatura, com um percurso fabuloso desde a adolescência, marcando com o livro O Quinze sua presença e sua personalidade até depois dos 80 anos, ao escrever o grande Memorial de Maria Moura.

            Sr. Presidente, o Rio de Janeiro lamenta e chora com o Brasil e com o Ceará muito especialmente, mas com a certeza de que deu abrigo e acolhida a essa mulher formidável, brasileira, abridora de caminhos na Literatura e no pensamento brasileiro de um modo geral, como importante jornalista que também foi.

Fica registrada a expressão do nosso sentimento mais profundo em relação a essa perda enorme, sofrida pelo Brasil, pelo Ceará e pelo Rio de Janeiro também.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/11/2003 - Página 35189