Discurso durante a 182ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a "Revista da Caixa", informativo a respeito das ações desenvolvidas pela Caixa Econômica Federal.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS.:
  • Comentários sobre a "Revista da Caixa", informativo a respeito das ações desenvolvidas pela Caixa Econômica Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2003 - Página 40763
Assunto
Outros > BANCOS.
Indexação
  • COMENTARIO, PUBLICAÇÃO OFICIAL, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), BALANÇO, ATUAÇÃO, PRIORIDADE, PROGRAMA, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO CARENTE, AMPLIAÇÃO, ACESSO, SERVIÇO BANCARIO, REGISTRO, DADOS.

O SR ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, foi com grande prazer que recebemos, na semana que passou, a bela Revista da Caixa, um valioso informativo sobre as ações desenvolvidas por esta que é uma das mais importantes instituições financeiras da história deste País: a Caixa Econômica Federal.

Fundada em 12 de janeiro de 1861, na cidade do Rio de Janeiro, pelo Imperador Dom Pedro II, a CAIXA sempre teve como missão conceder empréstimos e incentivar a poupança popular. O objetivo principal do Imperador, quando da sua fundação, era inibir a atividade de outras empresas que não ofereciam garantias aos depositantes e ainda concediam empréstimos a juros exorbitantemente elevados, inviabilizando o crédito para investimentos produtivos.

A CAIXA, Srªs e Srs. Senadores, está presente na vida de milhões de brasileiros, sejam eles clientes do crédito imobiliário, do penhor, trabalhadores beneficiários do FGTS, PIS ou Seguro-Desemprego, aposentados, estudantes assistidos pelo crédito educativo, apostadores das loterias ou usuários dos serviços bancários.

Ao priorizar setores como os de habitação, saneamento básico, infra-estrutura urbana e prestação de serviços, a CAIXA direciona os seus principais programas para a população de baixa renda, procurando sempre atrair as camadas mais populares para os seus investimentos e dando uma face mais humana ao nosso sistema bancário.

Srªs e Srs. Senadores, o Programa “Conta Caixa Aqui” já superou a marca de 800.000 novos correntistas, aproximando-se da meta, a alcançar ainda neste ano, de 1.000.000 de clientes. São pessoas que percebem até três salários mínimos por mês e que estavam alijadas do sistema bancário, até o programa romper uma tradição arraigada em nosso País de associar o pobre ao risco financeiro.

O grande desafio da Caixa, portanto, tem sido o de aliar a sua função social ao bom desempenho econômico, ou seja, fortalecer e ampliar o acesso ao banco das populações mais carentes sem perder de vista sua responsabilidade financeira como uma das mais sólidas instituições bancárias brasileiras.

Sim, meus nobres Colegas, a Caixa prova que é possível colocar o capital financeiro como aliado de nosso povo, e não como seu algoz. Ao mesmo tempo em que seu desempenho econômico atingiu a impressionante marca de 860 milhões de reais de lucro líquido no primeiro semestre de 2003, valor 52% superior ao aferido no mesmo período do ano anterior, seus programas de inclusão bancária e atendimento social atingem marcas também impressionantes. Basta olharmos os números.

Com uma carteira imobiliária de 1,3 milhão de contratos, estimada em mais de R$ 50 bilhões, a CAIXA detém 50% do total de financiamentos do País, sendo responsável por 95% daqueles destinados à população de baixa renda. Ao longo da história, são mais de cinco milhões de moradias financiadas, beneficiando cerca de 20 milhões de pessoas e reduzindo cada vez mais o déficit habitacional brasileiro.

Estando presente em todos os 5.561 municípios de nosso País, a Caixa viabiliza transferência de renda para 7,2 milhões de brasileiros, totalizando mais de 114 milhões de pagamentos no primeiro semestre deste ano. Programas sociais fundamentais, como o Bolsa-Escola, Auxílio-Gás e Cartão Alimentação do Fome Zero, só são possíveis graças à operacionalidade oferecida pela rede de atendimento da Caixa. 

A CAIXA paga, anualmente, através do PIS ou pelo Seguro-Desemprego, cerca de 65 milhões de benefícios a mais de 40 milhões de trabalhadores. Ademais, em parceria com o Ministério do Trabalho, é oferecido crédito a recém-formados e a micro e pequenas empresas, por intermédio do Programa de Geração de Emprego e Renda - PROGER, implantado em maio de 1997.

Srªs e Srs. Senadores, os ideais do Imperador Dom Pedro II ao fundar a Caixa Econômica Federal, em meados do século XIX, mantêm-se até os dias de hoje. Mais importante e atuante do que nunca, a Caixa firma-se como um dos mais importantes instrumentos de que o Governo dispõe para instrumentalizar e dar eficácia aos seus programas sociais e de transferência de renda. Ampliar e democratizar o acesso ao crédito, assim como promover a inclusão bancária, são ações fundamentais no amplo processo de resgate à cidadania que todos nós almejamos. E a Caixa atua como ponta de lança nesse sentido, tornando-se cada vez mais o banco de todos os brasileiros.

É o que tenho a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2003 - Página 40763