Discurso durante a 185ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Realização de encontro de trabalho para discutir questões ligadas à ciência e tecnologia no Estado do Tocantins.

Autor
Leomar Quintanilha (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Realização de encontro de trabalho para discutir questões ligadas à ciência e tecnologia no Estado do Tocantins.
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/2003 - Página 41201
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, TRABALHO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), DEBATE, CONTRIBUIÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO, AMBITO REGIONAL, MELHORIA, INFRAESTRUTURA, EDUCAÇÃO, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, COMBATE, FOME, MISERIA, DESEMPREGO.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PFL - TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Estado que eu juntamente com V. Exª e o Senador João Ribeiro temos a honra de representar, o Tocantins, viveu ontem um dia muito interessante na sua história. Sob os auspícios e a colaboração do Governo de Estado, da Prefeitura Municipal, do Sebrae, da Fieto, das instituições de ensino superior ali instaladas - destacadamente a Universidade Federal de Tocantins, a Universidade Estadual de Tocantins, a Escola Técnica Federal do Tocantins e a Ubra -, realizamos um primeiro encontro de trabalho. Convocamos a comunidade científica, o empresariado e o setor produtivo para discutir as questões ligadas à ciência e à tecnologia no Estado do Tocantins.

O que a ciência e a tecnologia podem fazer para contribuir para o desenvolvimento do Estado, para combater a fome e a miséria, para combater uma das mazelas que afligem muito as famílias brasileiras, destacadamente as do Estado do Tocantins, que é o desemprego? O Estado vem procurando dar saltos de qualidade no seu processo de desenvolvimento, implantar as suas obras estruturantes e cumprir o programa traçado inicialmente pelo idealizador do Estado, pelo seu criador, o eminente ex-Governador Siqueira Campos, procurando integrar as diversas regiões do Estado para tirar do isolamento milhares de famílias dos diversos municípios. Tem procurado também instalar um vigoroso sistema de educação com vistas a abranger a totalidade de crianças, adolescentes e jovens existentes no Estado. O Tocantins coloca à disposição do seu povo um ensino de qualidade e oferece às novas gerações a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos para o enfrentamento das dificuldades e desafios do dia-a-dia, assim como água tratada, enfim, dá ênfase às obras de infra-estrutura de que o Estado tanto precisa para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Naturalmente, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, sem agregar os conceitos e os avanços que a ciência e a tecnologia oferecem à comunidade, não podemos pensar na consolidação do processo de desenvolvimento do nosso Estado. Por isso, a realização desse encontro, desse workshop, ontem, em Palmas, ao qual compareceram os principais doutores e mestres já estabelecidos em nosso Estado, as instituições representativas do setor produtivo, do comércio e da indústria. Compareceram também, um ilustre representante do Ministério da Ciência e Tecnologia e dois renomados cientistas brasileiros. Primeiro, a Prof.ª Leila Oda, presidente da Anbio e ex-pesquisadora da Fiocruz, que traz no seu currículo um cabedal de conhecimento profundo e foi levar a sua experiência e o seu conhecimento àqueles que querem discutir as possibilidades de aproveitamento das potencialidades do Tocantins nesse setor. Segundo, o renomado professor Luiz Antônio Barreto, diretor do Cenargen, um dos mais importantes cientistas brasileiros, pesquisador da Embrapa, que demonstrou em sua palestra profundo e extenso conhecimento das questões ligadas à ciência e à tecnologia.

De sorte que, Sr. Presidente, com o propósito de instalar um tecno-pólo e desenvolver a pesquisa no Estado do Tocantins, apesar do seu estado embrionário de desenvolvimento, não precisa aguardar que sejam resolvidas as questões de natureza primária, assim como a estrutura secundária, para discutir inovação tecnológica e pesquisa aplicada.

O mundo todo fala hoje em seqüestro de carbono, em biodiesel, em um aproveitamento maior do álcool combustível. E por que não aproveitarmos a oportunidade, visto que há esse potencial latente do Tocantins, para discutir essas questões, que podem ser transformadas em negócio, gerando riquezas e muitos empregos, contribuindo de forma decisiva para o equacionamento dos problemas que afligem a população tocantinense?

O encontro revestiu-se de êxito. Há uma euforia, um sentimento muito positivo de prosseguir com essas ações, com vistas a obtermos do Governo do Estado a criação da Secretaria de Ciência e Tecnologia, colocarmos em funcionamento a Fundação de Amparo à Pesquisa, que ali já existe. Enfim, estabelecermos os pontos de referência para que o Estado de Tocantins interaja com os demais Estados brasileiros, que avançam nessa direção e colocam seu potencial e os recursos científicos e tecnológicos à disposição do desenvolvimento da população.

Sr. Presidente, era o que tinha a registrar nesta manhã, demonstrando o meu entusiasmo e a minha alegria com o êxito do encontro científico ocorrido no Tocantins.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/2003 - Página 41201