Discurso durante a 185ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a queda de popularidade do Governador do Piauí, Sr. Wellington Dias. Apelo ao Governo do Piauí para que pague o décimo terceiro salário do funcionalismo público do Estado.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Comentários sobre a queda de popularidade do Governador do Piauí, Sr. Wellington Dias. Apelo ao Governo do Piauí para que pague o décimo terceiro salário do funcionalismo público do Estado.
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/2003 - Página 41231
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, DESVIO, FUNÇÃO, FUNDAÇÃO, VINCULAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, REALIZAÇÃO, PESQUISA, AVALIAÇÃO, POPULARIDADE, WELLINGTON DIAS, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI).
  • COMENTARIO, DIFICULDADE, ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL, CRISE, ECONOMIA, RESPONSABILIDADE, GOVERNO FEDERAL, NEGLIGENCIA, AUSENCIA, ATENÇÃO, REGIÃO NORDESTE.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), PAGAMENTO, DECIMO TERCEIRO SALARIO, FUNCIONARIO PUBLICO.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, quero parabenizar V. Exª, Senador Delcídio Amaral, que tão bem preside esta sessão de sábado, quando o Senado Federal cumpre o seu papel institucional, reunindo-se extraordinariamente com o objetivo de vencer os prazos necessários para que possamos votar as reformas ainda neste ano, sem a necessidade de uma convocação extraordinária, tão onerosa aos cofres públicos.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como tenho feito nos últimos dias, ocupo novamente esta tribuna para comentar a queda dos índices de popularidade do Governador do meu Estado, Wellington Dias, medida por pesquisa de opinião feita na capital. Neste caso, porém, chama a atenção não apenas o fato em si, mas o instituto que realizou a pesquisa.

Trata-se da Fundação Cepro, que é vinculada ao próprio Governo do Estado. Isso poderia ser uma garantia de isenção, já que a primeira pesquisa feita pela mesma entidade mostrava a popularidade do Governador nas alturas. Mas não é esse o aspecto que quero ressaltar.

O que mais me chama a atenção é o que poderíamos considerar desvio de função.O objetivo dessa fundação é - ou deveria ser - realizar pesquisas de natureza sócio-econômica, como dados sobre desemprego, acesso à educação, saneamento, entre muitos outros.

Uma fundação vinculada ao Governo não pode fazer pesquisas sobre a popularidade do próprio Governo ou do governante. Isso me parece absolutamente claro, cristalino. Como haver imparcialidade, isenção? Qualquer um pode contestar seus resultados. E temos ainda que levar em conta que essas pesquisas são caras. Portanto, o Governo está gastando dinheiro e ocupando pessoal com pesquisas sobre o próprio Governo.

Estou convencido que, se esta atitude fosse tomada em Governos anteriores, o PT estaria fazendo muito barulho, protestando, entrando na Justiça, pedindo o ressarcimento das despesas, questionando a legalidade, a transparência, além das famosas ações populares. Enfim, tudo aquilo que o PT se acostumou a fazer quando era Oposição, agora, no Governo, faz exatamente ao contrário. Realmente, Srªs e Srs. Senadores, não dá para cobrar coerência dos petistas, com todo o respeito a V. Exª, Sr. Presidente.

O outro aspecto que quero ressaltar são os resultados em si: na pesquisa anterior, a popularidade do Governador Wellington Dias alcançava o patamar dos 60%. Agora, mais de 31% disseram desaprovar o Governo, contra 48% que o aprovam e, ainda, cerca de12% que não quiseram opinar, e pouco mais de 8% que não souberam responder. A consulta - são todos dados publicados pela imprensa do meu Estado - foi feita em 18 bairros de Teresina, incluindo a zona rural, entre 24 e 27 de novembro.

Na semana passada, já havia sido divulgada outra pesquisa, que também registrei desta tribuna, do instituto JVC, em que apenas 22% dos entrevistados consideravam a administração estadual boa ou ótima, contra 38% que a consideravam ruim ou péssima e 39%, regular.

Ainda assim, e apesar de todos os pesares, os teresinenses em peso - 76% - esperam ter um 2004 melhor. E é bom que seja assim, Sr. Presidente. Não podemos perder a esperança, embora esta pareça estar sendo, pouco a pouco, derrotada.

Como fiz em outras ocasiões, quero minimizar a culpa do Governador Wellington Dias nesse processo. O Governador tem sido uma vítima da política econômica do Governo Federal, do excesso de promessas não cumpridas, da falta de compromisso do Governo de Lula com o Nordeste.

Sr. Presidente, volto a bater na mesma tecla: o Piauí é o único Estado Governado pelo PT e tem recebido, ao longo deste ano, tratamento de inimigo. Que há insensibilidade do atual Governo para com o Nordeste, o Brasil todo sabe, mas essa indiferença nociva com relação ao Piauí é de se estranhar, porque talvez seja exatamente o Estado que mais recebeu visitas de Ministros, com promessas, infelizmente, não realizadas.

A decepção é exatamente porque todos esperávamos que o Governo Federal olhasse para o nosso Estado com olhos de parceiro. Assim, poderíamos ter uma caminhada vitoriosa, empreendida desde a eleição passada.

Sr. Presidente, antes de encerrar o meu discurso, não posso deixar de fazer um apelo ao Governador Wellington Dias. A bandeira do Partido de S. Exª, nos últimos anos, foi sempre a do cumprimento no dia aprazado do pagamento do décimo terceiro salário dos servidores públicos.

Senador Augusto Botelho, o comércio está em pânico, os servidores estão desesperados e até o dia de hoje a tabela de pagamentos não saiu. Apelo ao Governador Wellington Dias que resolva imediatamente essa situação e que publique o mais rapidamente possível a tabela de pagamentos dos servidores do meu Estado. Só assim poderão ter algo a comemorar neste final de ano. No Governo que elegeram também vão ter, como nos governos anteriores, o direito de receber o décimo terceiro salário no ano em curso.

Faço essa crítica e ressalvo que o Sr. Wellington Dias é meu adversário político, mas não meu inimigo. Na defesa do Piauí estaremos sempre juntos. S. Exª tem sido vítima da insensibilidade e da falta de cumprimento das promessas do Governo Federal para com o meu Estado.

Gostaria de poder voltar o mais breve possível a esta tribuna para comemorar com os servidores públicos do Estado do Piauí o pagamento desta parcela salarial tão importante, principalmente às vésperas da festa natalina, quando todos fazem sua programação voltada para o bem-estar familiar, para a compra das pequenas lembranças das confraternizações de fim de ano.

Espero, Sr. Presidente, que, na falta da ceia de Natal, o piauiense não comemore um dia de decepção e de erro cometido baseado nas promessas feitas num passado bem próximo a todos os brasileiros e que estão caindo por terra: a questão do salário mínimo, reforma da Previdência, perseguição aos velhinhos, decadência da universidade e outras faltas lamentáveis.

Espero que o raiar do Ano Novo seja para o PT o início do cumprimento das promessas que fizeram do ano de 2003 um ano perdido. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/2003 - Página 41231