Discurso durante a 186ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Aumento da avaliação positiva do Brasil no contexto internacional, conforme matéria publicada na revista Veja. Respostas ao pronunciamento do Líder do PSDB, Senador Arthur Virgílio. (como Líder)

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Aumento da avaliação positiva do Brasil no contexto internacional, conforme matéria publicada na revista Veja. Respostas ao pronunciamento do Líder do PSDB, Senador Arthur Virgílio. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2003 - Página 41275
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DIVULGAÇÃO, PESQUISA, MELHORIA, AVALIAÇÃO, AMBITO INTERNACIONAL, BRASIL, AMPLIAÇÃO, LIBERDADE, MOTIVO, JUSTIÇA, ELEIÇÕES, REFORÇO, ORGANIZAÇÃO, SOCIEDADE CIVIL, COMBATE, CORRUPÇÃO.
  • ESCLARECIMENTOS, ARTHUR VIRGILIO, SENADOR, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, REGULAMENTAÇÃO, SETOR, ENERGIA ELETRICA, POLITICA EXTERNA, POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA, INVESTIGAÇÃO, IRREGULARIDADE, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), PREFEITURA, MUNICIPIO, SANTO ANDRE (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), POLITICA PARTIDARIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

A SR. IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Como Líder. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, a revista Veja desta semana traz a informação de que a Freedom House, instituição americana que avalia o grau de liberdade em diversos países, subiu o conceito do Brasil. O País, que nos últimos dez anos vinha sendo classificado como parcialmente livre, em 2003, teve seu status mudado para livre.

            A avaliação do Brasil modificou-se, fundamentalmente, por três fatores: 1) a ONG considerou justa e livre a última eleição presidencial, inclusive considerando que o fato de eleger uma personalidade como Luiz Inácio Lula da Silva, que tem um claro ingrediente de oposição à ideologia vigente, é um dos grandes sinais da ampliação de liberdade em nosso País; 2) o fortalecimento da sociedade civil, que atingiu um grau elevado de organização; 3) o combate à corrupção, que se intensificou este ano.

Esses três ingredientes fizeram com que o Brasil fosse visto internacionalmente como um País mais livre, que respeita a liberdade. Não poderia deixar de fazer este registro.

Agora, Sr. Presidente, desejo estabelecer algumas afirmações a indagações feitas, há poucos instantes, pelo nobre Senador que lidera o PSDB. Quero dizer a S. Exª que críticas ao marco regulatório que está sendo apresentado pela Ministra Dilma Rousseff e que está sendo encaminhado ao Congresso Nacional, se houver algum problema, com certeza ele será resolvido.

O pior é o que foi feito nesses últimos anos quando o sistema elétrico do nosso País foi praticamente desmontado, ficou sem investimentos, culminando com um “apagão”. Continuaremos pagando pela falta de operacionalidade desse sistema desmontado, o qual precisa ser reconstruído para dar sustentação ao nosso desenvolvimento.

Com relação à política externa, fico admirada por não enxergarem os avanços havidos nos últimos 11 meses, quando a diplomacia brasileira ocupou novos espaços, influenciou na abertura de mercados e na ampliação de articulações políticas para enfrentar em outro patamar a Alca, a OMC e todas as disputas internacionais que estão postas nas relações diplomáticas e comerciais. Isso significa não querer enxergar o óbvio e ficar martelando em coisas que a realidade desmente cotidianamente.

Com relação à política econômica, estão aí todos os indicadores. Nós sempre dissemos que esse seria um ano muito difícil e que, em virtude do que nos deixaram, haveria necessidade de tomar medidas muito drásticas, muito duras para colocar a economia em condição de fazer este País crescer novamente.

Na reunião do Diretório Nacional do PT, realizada sábado, ocorreu uma situação engraçada, Senador Tião Viana, o Ministro Palocci brincou com os dirigentes da CUT, os quais, num documento encaminhado a S. Ex.ª no início do ano, exigiam que os juros terminassem o ano em 18%, dizendo que vamos terminar o ano com juros bem abaixo do que as centrais sindicais exigiram. Portanto, não enxergar todo o esforço para recolocar a economia brasileira nos trilhos para sustentar o crescimento também é má vontade, com a qual que não posso concordar.

Por último, quero falar a respeito de duas situações. Os “gafanhotos” de Roraima comeram a folha de pagamento durante oito anos e ninguém enxergou isso, ninguém viu. Foi neste ano que houve as prisões e a ação contundente para pôr os corruptos na cadeia. O Governador, que está sob suspeita, já se afastou do PT para não causar constrangimentos. Já está afastado, e de parte do PT não haverá uma única ação para impedir qualquer tipo de investigação.

            Com relação a Santo André, também não consigo entender a cobrança porque as investigações feitas nesse caso foram conduzidas pela polícia do Governador do PSDB. Se houve problemas... É muito bom que a investigação seja reaberta para que tudo venha à tona. Querer insinuar que nós impedimos... Quem estava conduzindo esse trabalho era o PSDB e em pleno ano eleitoral. Como pode insinuar que nós impedimos qualquer coisa? Que se investigue, que se puna. Apenas não queremos que a imagem de Celso Daniel, respeitado por todos, seja maculada nesse processo. Que se investigue, que se descubra e se puna o culpado porque vai isso será um atestado da incompetência da polícia do Governo do PSDB.

            Quanto aos problemas internos do PT, podem deixar que o Partido os resolverá. Apesar desses problemas internos, a revista Época desta semana está mostrando que o PT é o Partido preferido da população, com aprovação de 28% dos pesquisados, totalizando mais do que todos os outros Partidos somados. Portanto, deixem-nos com nossos problemas que os resolvemos muito bem.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2003 - Página 41275