Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao não pagamento do décimo terceiro salário pelo Governador do Piauí. Transcrição para os anais de artigo do jornalista Durvalino Leal, intitulado "O PT tem obrigação de salvar Wellington", publicado no último domingo no "Diário do Povo", de Teresina.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Críticas ao não pagamento do décimo terceiro salário pelo Governador do Piauí. Transcrição para os anais de artigo do jornalista Durvalino Leal, intitulado "O PT tem obrigação de salvar Wellington", publicado no último domingo no "Diário do Povo", de Teresina.
Aparteantes
Antonio Carlos Magalhães.
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/2003 - Página 41687
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, DIARIO DO POVO, ANALISE, ISOLAMENTO, WELLINGTON DIAS, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), NECESSIDADE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), AUXILIO, GOVERNO ESTADUAL, CUMPRIMENTO, COMPROMISSO, CAMPANHA ELEITORAL.
  • CRITICA, AUSENCIA, PAGAMENTO, DECIMO TERCEIRO SALARIO, FUNCIONARIO PUBLICO.
  • SOLIDARIEDADE, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), VITIMA, OMISSÃO, GOVERNANTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de pedir que ficasse registrada nos Anais desta Casa a lúcida análise feita pelo jornalista Durvalino Leal, na edição do jornal piauiense Diário do Povo, do último domingo, dia 14, sobre os rumos do Governo Wellington Dias. Sob o título “O PT tem obrigação de salvar Wellington”, o jornalista começa comentando a expressão de desencanto do Governador “obrigado a aprender a governar enquanto governa.”

Os formadores de opinião do meu Estado estão se dando conta para aquilo que venho alertando o Governo Federal desta tribuna: o isolamento do único Governador eleito pelo PT no Nordeste.

O jornalista Durvalino Leal, além desse problema, ainda cita outros, como “os desencontros e narizes empinados” dos secretários estaduais, a falta de um projeto de governo, o excesso de pragmatismo, a falta de contato com as ruas. Afirma o jornalista: “O Piauí precisa de governos que dêem certo e não podemos desperdiçar a oportunidade de que isso aconteça agora, com o Governador Wellington Dias”.

Em sua coluna, o jornalista observa ainda que o Governador está se tornando refém de alguns Deputados Estaduais e cedendo ao fisiologismo. Ou seja, o Governo do PT não está conseguindo ser fiel à sua história e aos compromissos de campanha.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o 13º salário - e aqui há vários ex-Governadores que sabem disso - sempre foi bandeira de luta do PT contra aqueles que governavam. Em setembro já se começava a fomentar nas repartições públicas, nas escolas, que o 13º salário não sairia no dia aprazado. Os governantes sofriam um verdadeiro inferno astral.

Aí está o Presidente Eduardo Siqueira Campos que não me deixa mentir, uma vez que acompanha há muito tempo a administração do seu Tocantins.

Pois bem, agora no meu Estado, o Piauí, os servidores públicos foram surpreendidos por uma arapuca montada contra eles próprios. Em vez do pagamento do 13º salário - e voltarei a falar mais detalhadamente sobre esse assunto -, o Governo está oferecendo um empréstimo no Banco do Brasil. Quem vai pagar os juros? Quem vai avalizar a operação? O 13º salário, que é um direito sagrado, uma conquista, passa a ser uma dívida, Sr. Presidente. Será que não é preciso que a Assembléia Legislativa autorize uma operação dessa?

Senador Antonio Carlos Magalhães, imaginem se uma operação dessa natureza, criativa por sinal, fosse feita por algum governo anterior que combatesse os que estão hoje no poder? Haveria ação popular, ameaça de impeachment, passeata, agressões e tudo mais. Mas é exatamente isso que o Governador Wellington Dias oferece como solução. Tem culpa o Governador, mas o maior culpado é o Governo Federal, que não lhe tem dado nenhum tipo de apoio. Sou adversário do Governador Wellington Dias, mas quero deixar aqui bem claro que não gostaria de pertencer a um Partido do qual recebesse o tratamento que S. Exª vem recebendo.

Senador César Borges, ex-Governador da Bahia, a cada semana, dois, três, quatro Ministros vão ao Piauí prometer dinheiro, mas creio que vão mais por outro motivo, que chega a provocar brigas no aeroporto: para comer o nosso inconfundível e delicioso capote, tomar o nosso sorvete, saborear as nossas iguarias e deixar as promessas, promessas e mais promessas, Senadora Heloísa Helena. Dinheiro que é bom, resultado das visitas, nada de efetivo ocorre.

No momento em que me solidarizo com o servidor público, quero também me solidarizar com o Governador Wellington Dias, que tem sido vitima da insensibilidade e da indiferença dos governantes do seu Partido.

Concedo o aparte a V. Exª, Senador Antonio Carlos Magalhães.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA) - V. Exª tem razão na sua fala porque, realmente, quase todos os Governos estão pagando o 13º salário. No seu Estado, cujo Governador é do PT...

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA) - Gostaria de ver o orador, mas não posso, porque tem um boa figura na frente. (Pausa)

Obrigado, Excelência.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Siqueira Campos) - A Mesa lembra a V. Exª que o Senador Heráclito Fortes está fazendo uma comunicação inadiável, em que não é possível fazer apartes, mas V. Exª pode concluir o seu aparte.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA) - Apenas para dizer que na Bahia as coisas são piores, porque os Ministros avisam da visita apenas no dia em que vão para que o Governador não saiba. Pegam os seus correligionários e vão para os Municípios do interior. A sorte é que eles não levam nada, nem mesmo para os correligionários. Esse tal de “Roseto” ou “Rosseta”, não sei, é catedrático em fazer isso. Ele tem despeito da Bahia por causa da fábrica da Ford e faz isso sistematicamente sem que o Governo Federal perceba que não deveria agir assim com os Governadores, inclusive com o Governador Paulo Souto, que é um homem gentil, educado e que trata bem o Governo Federal. Portanto, fica no seu discurso o meu protesto, o protesto da Bahia com Ministros que agem dessa forma como esse “Roseta”.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Então, não é só o capote que encanta os governantes, o acarajé baiano também deve ser o motivo dessas viagens, Senador Antonio Carlos Magalhães.

Ao concluir, aproveito para fazer um apelo ao Senador Tião Viana, que é um homem sensível, que tem demonstrado possuir um coração grande: ajude o seu correligionário Wellington Dias. A pior coisa do mundo é a indiferença, a ingratidão, a falta de solidariedade. O Governador Wellington Dias é meu adversário, mas tenho que dizer que tem sido um homem correto, tem tido atitudes de quem quer acertar, de quem procura desesperadamente acertar.

Sr. Líder, vamos completar um ano de governo e fora o presídio para colocar o Beira-Mar, nada de bom o Governo de V. Exª mandou para o meu Estado. Ajude o Piauí a ter o que comemorar no dia 25, dia de Natal, ajude os servidores públicos do Piauí a ter, pelo menos, a alegria de receber o seu 13º salário, como vem ocorre todos os anos.

Concluo, Sr. Presidente, solicitando a transcrição na íntegra de matéria publicada na imprensa do Piauí a que fiz menção no início do meu discurso.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR HERÁCLITO FORTES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

************************************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/2003 - Página 41687