Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Potencial da criação de camarão na região nordeste.

Autor
Maria do Carmo Alves (PFL - Partido da Frente Liberal/SE)
Nome completo: Maria do Carmo do Nascimento Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PESCA.:
  • Potencial da criação de camarão na região nordeste.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2003 - Página 41786
Assunto
Outros > PESCA.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, ISTOE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, AQUICULTURA, CAMARÃO, REGIÃO NORDESTE, IMPORTANCIA, CRIAÇÃO, EMPREGO, REGISTRO, DESENVOLVIMENTO, ATIVIDADE, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), PROJETO, ESTADO DE SERGIPE (SE), SOLICITAÇÃO, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), AGILIZAÇÃO, LICENÇA, IMPACTO AMBIENTAL.

A SRª MARIA DO CARMO ALVES (PFL - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a revista IstoÉ desta semana trouxe uma matéria muito importante sobre o potencial da criação de camarão existente no Nordeste. Gostaria de registrar o assunto no plenário, porque, na verdade, é um grande nicho de mercado que o nordestino tem para a geração de empregos, o que é extremamente importante.

O Rio Grande do Norte já tem hoje uma indústria altamente desenvolvida, assim como Pernambuco. O meu Estado de Sergipe tem vários projetos de criação de camarão, inclusive vinte deles funcionando. No entanto, o Ibama, lamentavelmente, está pedindo que sejam suspensos. Há mais cinqüenta prestes a funcionar, dependendo da licença do Ibama.

A revista trata exatamente do assunto, referindo-se à possibilidade de o Brasil tornar-se o grande produtor de camarão, exatamente com o Nordeste, que tem clima favorável, que tem tudo favorável e que tem o grande problema do desemprego, que assola o nosso País, com uma taxa muito elevada, especialmente no Nordeste.

Gostaria de fazer esse registro, inclusive, para que o Ibama se sensibilize e licencie esses projetos do meu Estado, para que possamos ter emprego e renda para tantas famílias carentes do meu Estado, Sergipe, e do Nordeste.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2003 - Página 41786