Discurso durante a 177ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarece o discurso do Senador Renan Calheiros que afirmou que S.Exa. tinha razão "em parte".

Autor
Heloísa Helena (PT - Partido dos Trabalhadores/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Esclarece o discurso do Senador Renan Calheiros que afirmou que S.Exa. tinha razão "em parte".
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2003 - Página 40140
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, DEFESA, PEQUENO PRODUTOR RURAL, NEGOCIAÇÃO, DIVIDA AGRARIA, OMISSÃO, GOVERNO FEDERAL.

A SRª HELOÍSA HELENA (Bloco/PT - AL. Para uma explicação pessoal. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, apenas quero deixar claro que tenho uma testemunha insuspeita. Não tenho razão em parte; tenho total razão. E a minha testemunha é o Senador Tião Viana. Sabe por quê?

A SRª HELOÍSA HELENA (Bloco/PT - AL) - O Senador Renan Calheiros está dizendo que “em parte” foi uma força de expressão. E vou dizer, porque sou “chatinha” - V. Exª sabe.

Fiz um esforço, avisei V. Exª...

A SRª HELOÍSA HELENA (Bloco/PT - AL) - Falei aos Senadores de Alagoas, falei aos Senadores da Casa, eu disse ao Senador Tião Viana, solicitei do Líder do Governo. Falei tanto, mostrei os dados, expliquei exatamente o que estava acontecendo. Quase enfartei aqui neste plenário, e nada foi resolvido, por causa da intolerância, do silêncio cúmplice.

Portanto, Sr. Presidente, na segunda-feira, vou cobrar de novo. O Dr. Gerardo ligou e disse que estão tentando, do mesmo jeito que estão tentando desde janeiro. Se, na segunda-feira, eles viabilizarem, se ligarem para o Senador Rodolpho Tourinho, que ainda não estava sabendo, poderemos fazer uma redação e garantir aquilo que, desde o início do ano, nesta Casa, tentei que fosse viabilizado.

Portanto, Sr. Presidente, apenas quero deixar absolutamente claro que não tenho razão em parte, mas que tenho razão total. Se esta Casa tivesse tido a grandeza de aceitar as minhas emendas, os produtores rurais teriam repactuado as suas dívidas, capacitando-se para novos investimentos, sem perder mais um ano agrícola. Nós, que aqui estamos, não perdemos. Perde aquele que sustenta a sua família por meio da produção rural, quem dinamiza a economia, quem gera emprego, quem gera a renda, quem produz alimentos. Quem perde, efetivamente, são esses.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2003 - Página 40140