Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelos para a liberação de recursos destinados à construção da Ferrovia Norte-Sul.

Autor
Leomar Quintanilha (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Apelos para a liberação de recursos destinados à construção da Ferrovia Norte-Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2003 - Página 41957
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, PRIORIDADE, RECURSOS, FERROVIA, ESTADO DO TOCANTINS (TO), LIGAÇÃO, PORTO, ESTADO DO MARANHÃO (MA), MOTIVO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL, ALTERAÇÃO, MATRIZ, TRANSPORTE, REDUÇÃO, CUSTO, EXPORTAÇÃO.
  • ANUNCIO, COMPROMISSO, GOVERNO FEDERAL, UTILIZAÇÃO, RECURSOS, FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, REGIÃO AMAZONICA, OBRA PUBLICA, FERROVIA.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PMDB - TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Senado, nesse esforço que fez, tem cumprido com seus compromissos para com a Nação, com suas obrigações para com este País. Naturalmente, as reformas - e estamos ultimando as suas votações - haverão de permitir que o País avance um pouco mais nesse processo de redução das dificuldades socioeconômicas que experimenta.

Nesse sentido, Sr. Presidente, o Estado de Tocantins, que tenho a honra de representar, de há muito tem defendido a implementação de uma obra que não expressa meramente uma aspiração regional, mas que traduz, de maneira muito firme e forte, uma aspiração nacional: a mudança de matriz de transporte deste País de dimensões continentais gigantescas, que privilegia o transporte rodoviário como a sua principal modal, fazendo com que os nossos custos de produção, não só para o deslocamento dos insumos para as regiões de produção, acabem gerando um sobrepreço nos produtos brasileiros quando buscam os mercados consumidores, quer nacionais, quer internacionais.

Sr. Presidente José Sarney, nós, do Tocantins, rendemos de forma firme uma homenagem a V. Exª, que entendeu que o Brasil, um país de dimensão continental, não poderia privilegiar a modal rodoviária como a sua principal forma de transporte de produtos e de riqueza. V. Exª, como Presidente da República, teve a idéia de mudar a matriz de transporte deste País, com a criação da Ferrovia Norte-Sul. V. Exª foi, naquela época, muito criticado. Reações surgiram de todos os lados, e, hoje, são inquestionáveis a importância e a necessidade da implantação de outras modais que possam reduzir o chamado custo Brasil.

Por isso, nós, no Tocantins, temo-nos empenhado de forma veemente, a cada ano colocando emendas de Bancada que poderiam estar privilegiando ações nitidamente de interesse do Estado, mas nós as temos colocado na construção da Ferrovia Norte-Sul, pois sabemos da sua importância para o País e para o desenvolvimento do Estado de Tocantins.

Sr. Presidente, o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia, da ordem de R$465 milhões, estava na iminência de não ser utilizado no exercício de 2003, mas conseguimos sensibilizar os Ministros José Dirceu e Ciro Gomes para que sejam utilizados na construção e na viabilização da Ferrovia Norte-Sul. A aplicação desses recursos, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ainda neste ano ou no começo do próximo ano, permitirá que essa ferrovia avance, em direção ao coração do Brasil, por cerca de 300 quilômetros. Isso viabilizará a logística de escoamento da produção desse extraordinário pólo de desenvolvimento que é o oeste da Bahia, com cerca de um milhão de hectares plantados, e do pólo de Balsas, no sul do Maranhão. O sul do Piauí, o norte de Mato Grosso, o sul do Pará e todo o Tocantins serão beneficiados com a construção dessa ferrovia.

Portanto, Sr. Presidente, em muito boa hora, o Presidente Lula dá a sinalização positiva para que esses recursos sejam aproveitados na construção dessa ferrovia tão importante para que haja a mitigação das aflições por que passam as regiões mais apenadas do Brasil.

Era o que eu tinha a registrar, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2003 - Página 41957