Fala da Presidência durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador José Richa.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador José Richa.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2003 - Página 41962
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE RICHA, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PARANA (PR), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Hoje pela manhã, durante a sessão que realizamos, vários oradores e a Mesa tiveram a oportunidade de manifestar-se sobre a perda do Brasil com a morte do Senador José Richa. Mas nada me impede, mais uma vez, neste momento, de recordar a sua grande figura de homem público. E não posso deixar de agregar a esse sentimento de recordação o afeto pessoal de termos iniciado juntos a vida pública federal no Rio de Janeiro, em 1958, quando ele chegava ao Parlamento brasileiro. Fui seu amigo. Naturalmente, a vida pública leva, em alguns momentos, a termos divergências, mas essas divergências nunca chegaram, em nenhum momento, a um mínimo possível turvar esse relacionamento afetuoso, carinhoso e de amizade que mantivemos a vida inteira. Cheguei mesmo a convidá-lo para Chefe da Casa Civil da Presidência da República durante o meu Governo, quero repetir, fato que ele não aceitou por desejar continuar aqui no período da Constituinte.

Estamos homenageando, nesta tarde, uma vez mais, um grande homem público, que marcou a vida pública brasileira e o Parlamento brasileiro.

Não podemos suspender a sessão, como talvez fosse o desejo de todos, por aspectos regimentais e pela necessidade de encerrar o nosso ano legislativo. Mas nada impede, juntando a vontade do Plenário, um gesto de todos nós: de pé, dedicarmos um minuto de silêncio à memória de José Richa.

(Observa-se um minuto de silêncio.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2003 - Página 41962