Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Importância da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 77, de 2003.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Importância da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 77, de 2003.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2003 - Página 42029
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, UNANIMIDADE, APROVAÇÃO, SENADO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, APERFEIÇOAMENTO, REFORMULAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL, ELOGIO, ATUAÇÃO, SENADOR.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Romeu Tuma, agradeço a V. Exª.

Sr. Presidente, pedi a palavra por no máximo dois minutos porque não poderia deixar de registrar, no dia de hoje, a importância de termos aprovado a PEC nº 77, em dois turnos, por unanimidade.

A partir do momento em que a Casa votou, o meu gabinete começou a receber e-mails chamando a PEC nº 77 de PEC Paulo Paim. A PEC nº 77 traz uma série de avanços. No entanto, o nome da PEC não é Paulo Paim. Para mim, é a PEC dos 81 Senadores. Todos colaboraram para a sua redação. Vejo o Senador Mão Santa, ao lado de V. Exª, que me disse, no momento em que se dirigia para votar, que votaria em homenagem ao meu trabalho. Eu diria que o trabalho foi de todos nós, Senador Mão Santa.

O Senador Romeu Tuma deu uma enorme contribuição. Mas o trabalho não terminou. Foi importante a articulação que todos fizemos. Eu falava hoje com o Presidente José Sarney a respeito da disposição de S. Exª de colaborar para que a PEC nº 77 seja votada, ainda no mês de janeiro, na Câmara dos Deputados. Conversei também com o Presidente João Paulo Cunha; conversarei hoje, durante o jantar na casa do Presidente José Sarney, com o Presidente Lula. Amanhã, teremos um jantar da Bancada do Bloco de apoio ao Governo, e insistirei com S. Exª, porque entendo que só poderemos fazê-lo com a colaboração de todos os Srs. Senadores.

Os oitenta e um Senadores colaboraram para este momento acontecer. Houve aqueles que, lá fora, disseram que estávamos jogando para a torcida, que era tudo uma farsa. Depois de aprovada pela Câmara, vamos poder dizer, de forma democrática no Senado, que estamos cientes do dever cumprido. Por isso aprovamos por unanimidade, com 64 votos dos Senadores, no dia de hoje, a PEC nº 77.

Cumprimento V. Exª. Obrigado pela tolerância. Poderemos conversar mais sobre a questão no momento em que eu tiver um espaço maior.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma) - Senador Paulo Paim, quero confirmar as palavras de V. Exª com relação ao Presidente José Sarney, porque, aqui nesta mesa, hoje à tarde, V. Exª comunicou o que acaba de repetir.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2003 - Página 42029