Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Governador Augusto Franco.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Governador Augusto Franco.
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/2003 - Página 41693
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, AUGUSTO FRANCO, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SERGIPE (SE).

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ao apresentar este requerimento de pesar pelo falecimento do ex-Governador Augusto Franco, tenho absoluta certeza de que expresso neste instante o sentimento de saudade e de gratidão de quantos conheceram o ex-Senador e ex-Governador, os assinalados serviços prestados ao Estado e ao País, o seu compromisso com o desenvolvimento da Região Nordeste. Notadamente, como Governador do Estado, realçou o seu trabalho pelos projetos que desenvolveu, visando a integrar Sergipe ao processo de desenvolvimento nacional, implementando ações que repercutiram de forma favorável e positiva para o progresso daquele Estado, que ostenta um dos maiores índices per capita da nossa Região Nordeste.

Lembro-me, Sr. Presidente, de que, entre as ações do Governador Augusto Franco que trilharam nesse sistema de desenvolvimento, estão o início das obras do Porto de Sergipe. A falta do Porto de Sergipe significava uma grande falha, um grande equívoco do Governo Federal, e, graças a sua ação, graças ao seu espírito de visão, essa obra monumental pôde ser concretizada ao longo dos anos. Inclusive eu, como Governador, inaugurei uma das etapas dessa obra. Outra obra que considero essencial para nossa região, principalmente no setor de recursos hídricos, foi a implantação da adutora do rio São Francisco, que levou pela primeira vez as águas do Velho Chico para nossa capital, a cidade de Aracaju, que naquela época já sentia a crise da falta de água potável. Foi o Dr. Augusto Franco que, em convênio com a Petrobras e com o Governo Federal, graças ao seu impulso renovador, conseguiu levar ao Estado a água potável do rio São Francisco, não só para Aracaju mas também para a implantação de várias indústrias do setor da Petrobras, como é o caso da fábrica de amônia e uréia e da fábrica de potássio.

Por isso, Sr. Presidente, eu que fui Secretário de Educação e Cultura do Governo Augusto Franco, posso atestar de perto, dar o meu testemunho do seu acendrado amor a Sergipe, do seu comprometimento com o desenvolvimento regional, tudo isso fazendo uma política austera, severa, séria e honesta. Jamais admitiu qualquer irregularidade no seu governo. Como Secretário de Educação, tive a honra de ver, várias e várias vezes, o Governador Augusto Franco substituindo secretários, ora porque não demonstravam ter a capacidade no exercício do cargo para o qual foram designados, ora porque poderiam cometer qualquer deslize que pudesse deslustrar o seu governo.

            Este era Augusto Franco, o empresário, o homem de visão, o homem que conseguiu instalar várias indústrias, não só em São Cristovão, como se referiu o nosso querido Senador Antonio Carlos Magalhães, mas também nas cidades de Aracaju e de Laranjeiras. Augusto Franco era um empreendedor de forma positiva, pois gerou empregos. No governo do Estado, agiu com a maior humildade; atendia a gregos e troianos, pobres e ricos, sem nenhuma discriminação. Ele agiu como um verdadeiro estadista.

E é por essa razão, Sr. Presidente, que neste instante faço um merecido preito. Uma homenagem daquele que trabalhou a seu lado como Secretário e que pode dar um testemunho vivo da seriedade, da austeridade e, acima de tudo, do espírito de visão e de desenvolvimento do Dr. Augusto Franco.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/2003 - Página 41693