Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Governador Augusto Franco.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Governador Augusto Franco.
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/2003 - Página 41692
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, AUGUSTO FRANCO, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SERGIPE (SE).

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, conheci e tive muita amizade ao Dr. Augusto Franco, um político sério e corajoso que marcou época com o seu governo em Sergipe. Aqui no Congresso, foi uma figura sempre respeitada. Por isso mesmo, neste instante, acredito que toda população de Sergipe está lamentando o falecimento desta grande figura da sua política. É verdade que viveu 91 anos, mas viveu trabalhando, viveu lutando como empresário e como político, sempre recebendo o respeito de seus companheiros.

Governei o meu Estado, em determinado período, quando ele governava Sergipe, e tivemos um relacionamento mais do que íntimo, um relacionamento administrativo perfeito. Por isso, neste instante, esse homem que se formou em Medicina e se especializou em otorrinolaringologia, pela Bahia, esse homem que foi um empresário vitorioso em todas as indústrias que fez no seu Estado, principalmente em São Cristóvão, merece desta Casa as palavras de saudade não somente dos Senadores, como de todos os Parlamentares, porque também foi Deputado Federal - era do nosso Partido, na época a Arena, e sempre se portou com a maior dignidade.

São inúmeras as suas obras em Sergipe. Em todos os setores, a figura de Augusto Franco está presente no desenvolvimento daquele Estado. Por isso, no dia de hoje, do seu passamento, a esta hora provavelmente está sendo enterrado, levado nos braços do seu povo. Quero transmitir,à sua família, ao povo de Sergipe, a Albano, seu filho que também foi Senador e Governador, à dona Virgínia, sobretudo, sua esposa exemplar, o nosso abraço de saudade e a nossa solidariedade de amigo. Quero repetir: homens como Augusto Franco não se formam facilmente, porque ele era um homem destemido, um homem corajoso, um administrador competente e, sobretudo, o homem ideal.

Portanto, participo do sentimento da sua família e do povo de Sergipe e tenho absoluta certeza de que o Senado da República, neste instante, associa-se ao meu pesar, porque o meu pesar é o pesar de todos os brasileiros que conheceram e conviveram com Augusto Franco.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/2003 - Página 41692