Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador José Richa.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador José Richa.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2003 - Página 41794
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE RICHA, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PARANA (PR), FUNDADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, José Richa, sem dúvida, constituiu-se num dos mais destacados líderes em toda a história do Paraná. 

Nascido no Estado do Rio de Janeiro, em São Fidelis, em 11 de setembro de 1934, foi criado no norte pioneiro do Paraná, nos municípios de Joaquim Távora e Jacarezinho, fixando residência posteriormente em Curitiba, onde estudou no Colégio Estadual do Paraná, formando-se em Odontologia pela Universidade Federal daquele Estado.

Exerceu liderança estudantil elegendo-se presidente da União Paranaense dos Estudantes; presidiu o Diretório Nacional da Juventude Democrática Cristã; secretariou a organização partidária do PDC, em 1961, período em que foi oficial de gabinete do Governador do Paraná, Ney Braga.

No ano seguinte, foi chefe de gabinete da Secretaria do Interior e Justiça. Logo em seguida, transfere residência para Londrina, onde fixa domicílio eleitoral, exerce intensa atividade política e elege-se Prefeito em 1972. Antes, porém, foi Deputado Federal em 1962 e reeleito em 1966, quando, com o advento do movimento militar de 1964, une-se a companheiros para fundar o MDB no Paraná, partido de oposição ao regime militar. Pelo PMDB, José Richa se elegeu Senador no memorável pleito de 1978, quando o partido da oposição vence as eleições na maioria dos Estados brasileiros. No Senado, integrou a Comissão de Relações Exteriores.

Participou ativamente do Movimento das Diretas Já, que culminou com o movimento da redemocratização do País. Foi eleito Governador, aliás, foi o primeiro Governador eleito, depois do Movimento de 64, pelo voto direto. Deixou o PMDB para, juntamente com Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso e outros líderes, organizar o PSDB. 

Era casado com D. Arlete Richa, com a qual teve os filhos José Richa Filho, Carlos Alberto Richa e Adriano Richa. Beto Richa é o seu herdeiro político, preside hoje o PSDB do Paraná e é vice-prefeito de Curitiba. 

José Richa tornou-se merecedor do mais profundo respeito da comunidade paranaense e brasileira. Sou insuspeito, Senador Pedro Simon, para falar do significado e da importância de Richa na política do Paraná, porque depois de militarmos juntos no MDB e no PMDB, tivemos divergências de natureza política, em razão da organização do PSDB. Quando Richa deixou o Partido para organizar o PSDB, permaneci no PMDB e foi natural que divergências políticas ocorressem, em função dos embates eleitorais que se sucederam. Mas não há registro, nos arquivos da história política do Paraná, de uma só palavra por mim pronunciada que pudesse depreciar a imagem do grande líder José Richa.

Sempre guardei o mais profundo respeito à sua figura e à sua liderança, e sempre o tive na condição de um homem honrado, de um político vocacionado e competente.

Por essa razão, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a nossa manifestação de sentimento profundo pelo seu falecimento na madrugada de hoje. Transmitimos, especialmente a Beto Richa, seu filho e herdeiro político, que preside hoje o nosso Partido, no Paraná, e é Vice-Prefeito da Capital, a Dona Arlete Richa, a José Richa Filho e a Adriano Richa os nossos sentimentos, a nossa solidariedade neste momento de dor.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2003 - Página 41794