Pronunciamento de Eduardo Azeredo em 17/12/2003
Discurso durante a 2ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador José Richa.
- Autor
- Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
- Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador José Richa.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/12/2003 - Página 41795
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, JOSE RICHA, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PARANA (PR), FUNDADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Eduardo Siqueira Campos, Srªs e Srs. Senadores, o Senador Alvaro Dias, representante do Paraná e nosso companheiro de Partido, já pôde dizer as primeiras palavras a respeito desse importante líder nacional que faleceu nesta madrugada.
José Richa foi um grande Governador do Paraná, mas foi também um político que soube sair das fronteiras do Estado para levar a todo o Brasil uma palavra de idealismo, de correção, de sonho.
José Richa participou da campanha das Diretas Já, daquela caminhada histórica pela redemocratização do Brasil, que levou à vitória de Tancredo Neves e depois ao Governo de José Sarney. Há quinze anos, José Richa fundou o PSDB, juntamente com Fernando Henrique, Mário Covas, Franco Montoro, José Serra e Pimenta da Veiga, onde também conviveu com Tasso Jereissati e tantos outros líderes nacionais. Naquela época, filiei-me também, fundando o PSDB, como militante, já que não ocupava nenhum cargo e vim a me candidatar posteriormente.
José Richa foi sempre um norte para todos nós. Foi um grande Senador da República e eu queria lembrar um pouco o seu lado humano, bonachão, jovial, de pessoa amiga, simpática, com quem era difícil ter desavenças.
José Richa teve conosco, de Minas Gerais, sempre uma atenção muito especial, uma convivência muito boa. Em nome do meu Estado, quero trazer as condolências à família de José Richa, a seu filho Beto Richa, Vice-Prefeito de Curitiba e continuador da sua obra na área pública, aos seus irmãos, à viúva de Richa, e um abraço dos mineiros, que se sentem realmente tristes com a morte de um grande homem, um grande político, como foi José Richa.