Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador José Richa.

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador José Richa.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2003 - Página 41795
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE RICHA, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PARANA (PR), FUNDADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero associar-me, como Senador do Estado do Paraná, aos requerimentos já apresentados pelos Senadores Alvaro Dias e Eduardo Azeredo, enaltecendo a figura de José Richa, que faleceu nesta madrugada.

Quando o povo do Paraná pensa em José Richa, que foi Governador e Senador, lembra-se de uma pessoa aberta ao diálogo, ao entendimento, correta, séria, dedicada às causas do Paraná, que enfrentou os desafios daquele Estado, e de uma grande liderança, reconhecida por todos esses fatores.

O Senador Eduardo Azeredo mencionou que, em função das características da personalidade de José Richa, todos esses aspectos iluminaram o Brasil, não só o Estado do Paraná, porque enquanto Senador da República e mesmo depois de terminado o seu mandato, José Richa sempre foi uma referência, em Brasília, para contatos, diálogos, abertura de caminhos e entendimentos que pudessem acontecer, não só a favor do Paraná, mas a favor do Brasil.

É importante destacar a sua grande amizade com outras lideranças de nosso País, como, por exemplo, o ex-Governador Mário Covas, o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-Ministro José Serra, e que foi fundador de um Partido importante para a História do Brasil, o Partido da Social Democracia Brasileira.

Eu participei do PSDB durante 11 anos e tive oportunidade de conviver com todas essas Lideranças, particularmente com José Richa, no âmbito do Paraná e do Brasil. Tive a felicidade de ser professor de dois dos filhos de José Richa: José Richa Filho e o atual Vice-Prefeito de Curitiba, Beto Richa, que é uma das Lideranças do PSDB, presidente do Partido em nosso Estado. Também convivi com Adriano Richa, o terceiro filho, que, inclusive presidia e está muito envolvido, ainda, com a Associação dos Diabéticos no nosso Estado, já que é diabético. Por causa disso, houve o envolvimento de toda a família nessas questões sociais. Dona Arlete Richa, esposa de José Richa, enquanto Primeira Dama do Estado do Paraná também se envolveu extraordinariamente em todos os debates sociais que aconteceram no Estado e, depois, no Brasil.

Então, quero me associar àqueles que já se manifestaram e transmitir à família o pesar pelo falecimento de José Richa. Todos, no Paraná, estão entristecidos com esse fato, e todos nós, do Paraná e do Brasil, temos certeza de que tivemos um grande Líder, uma pessoa preocupada com todos os aspectos sociais, de desenvolvimento e econômicos, e com a construção de um Brasil desenvolvido e justo. Que a referência de José Richa passe a orientar e a fortalecer os caminhos de todos nós, independentemente de partido político; que essa referência possa ser forte na construção e na abordagem dos desafios que o Brasil precisa enfrentar.

À família de José Richa, os votos de condolências, mas também a certeza de que o esposo, pai, avô e sogro vai continuar a iluminar não somente os passos da família mas os de toda a comunidade.

Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2003 - Página 41795