Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador José Richa.

Autor
Almeida Lima (PDT - Partido Democrático Trabalhista/SE)
Nome completo: José Almeida Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador José Richa.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2003 - Página 41800
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE RICHA, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PARANA (PR), ELOGIO, VIDA PUBLICA, DEFESA, DEMOCRACIA.

O SR. ALMEIDA LIMA (PDT - SE. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, após ter ouvido as palavras do nobre Senador Pedro Simon, terei pouco a acrescentar. Mas faço questão de usar a palavra, neste instante, para me somar às manifestações de pesar desta Casa pelo passamento do grande brasileiro José Richa. E o faço, neste instante, sobretudo com o propósito de, relembrando a História, resgatá-la para o conhecimento das novas gerações. A História, como bem lembrado há poucos instantes pelo nobre Senador Pedro Simon, registra que inúmeros líderes, a exemplo do falecido, integraram a resistência democrática neste País após o golpe de 1964.

Faço esse registro, sobretudo, pela necessidade desse resgate, haja vista que o momento político de democracia plena que vivenciamos hoje decorre não de uma luta que alguns entendem ter começado no início da década de 80, mas de uma luta que começou exatamente após o golpe militar, após a extinção dos partidos políticos, após o AI-5, na segunda metade da década de 60 e, sobretudo, na década de 70. Foram anos de dureza, em que, nas escolas, ruas e praças, se combatia a ditadura militar lutando por liberdades democráticas. Entre tantos, lá se encontrava José Richa.

Este simples orador que vos fala neste instante, no início da década de 70, integrava a ala jovem do MDB, em Sergipe, chegando à Secretaria-Geral. Participei, aqui, em Brasília, de encontros nacionais. Naquela oportunidade, tive o prazer de conviver com lideranças do então MDB, posteriormente PMDB, a exemplo do ex-Senador, ex-Deputado e ex-Governador José Richa.

Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, as minhas palavras são, da mesma forma, de manifestação de pesar, mas objetivando o resgate dessa história de lutas, sobretudo para as novas gerações, para que estas não venham a imaginar, como desejam inúmeros, que a história da resistência democrática começou no início da década de 80. Ela vem lá dos anos duros da ditadura, nas décadas de 60 e de 70.

Minha manifestação de pesar, portanto, ao povo brasileiro, ao povo paranaense e à família do falecido.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2003 - Página 41800