Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador José Richa.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador José Richa.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2003 - Página 41802
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE RICHA, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PARANA (PR), ELOGIO, VIDA PUBLICA, DEFESA, DEMOCRACIA.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como bem salientaram os eminentes Senadores do Estado do Paraná Alvaro Dias e Osmar Dias, José Richa foi um homem público que transcendeu, ultrapassou a fronteira do Paraná. José Richa foi um homem que escreveu, pelas suas atitudes e pelos seus atos, seu nome na história política do Brasil, de forma marcante e indelével.

Eu mesmo tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, quando Franco Montoro teve a iniciativa de convocar os onze Governadores eleitos pela oposição a fim de deflagrar no País a campanha vitoriosa das Diretas-Já. Ali estavam dez Governadores e um Vice-Governador. Entre os Governadores, estava José Richa, Governador do Estado do Paraná, e havia um Vice-Governador, eu mesmo, que ali representava o Governador Wilson Barbosa Martins, impossibilitado de comparecer, para, em nome de Mato Grosso do Sul, firmar o documento deflagrando a campanha das Diretas-Já no Brasil.

Daí para a frente, percorremos várias capitais, onde pôde-se ouvir o sentimento, a voz vibrante do verdadeiro democrata que foi José Richa. Por isso, posso afirmar, dando este testemunho, que o seu nome não pertence ao Estado do Paraná, mas ao Brasil. Tanto é verdade que ele coroou a sua carreira aqui no Senado da República presidindo inclusive a Comissão de Assuntos Econômicos.

Assim sendo, é com muita emoção que me associo às vozes de homenagens a esse grande brasileiro. Além disso, tive momentos de intensa convivência com o Senador José Richa, de quem recebi sugestões e conselhos. Inclusive, em 1990, encontrando-me com ele casualmente aqui - onde estava eu de passagem -, no corredor do Senado da República, ele me incentivou a disputar por Mato Grosso do Sul uma cadeira de Senador. Naquela ocasião, não fui candidato, mas, quatro anos depois, tive a oportunidade de me eleger Senador para representar o meu querido Mato Grosso do Sul aqui no Senado da República.

Portanto, o Brasil está enlutado; a Pátria chora a morte de José Richa. Temos a plena convicção de que, onde agora se encontra, estará torcendo para o êxito do nosso querido Brasil.

Ele havia deixado a vida pública - e parece que não queria retornar a ela -, mas, no seu coração, nunca morreu o ideal de bem servir à coletividade brasileira. Por isso, Mato Grosso do Sul, vizinho do Estado do Paraná, que recebeu e continua recebendo os influxos dos paranaenses, dos rio-grandenses, dos catarinenses, enfim, de brasileiros de todos os quadrantes da nossa Pátria, está triste e se associa à homenagem que esta Casa, com justiça, presta a José Richa, que acaba de nos deixar.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2003 - Página 41802