Pronunciamento de Antonio Carlos Magalhães em 17/12/2003
Discurso durante a 2ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador José Richa.
- Autor
- Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
- Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador José Richa.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/12/2003 - Página 41803
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, JOSE RICHA, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PARANA (PR), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero associar-me às homenagens póstumas que o Senado da República presta ao ex-Governador e ex-Senador José Richa.
Existem homens que se valorizam sobretudo por seu espírito conciliatório, e V. Exª, Sr. Presidente, é um deles. V. Exª tem esse poder de conciliar nos momentos mais difíceis que a Nação tem vivido. José Richa também era uma figura conciliadora. Não era apenas o político e o administrador, mas o conciliador. E esse conciliador desaparece em um momento em que o País tanto precisa de pessoas que tenham o seu pensamento e a sua grandeza. O seu Estado, evidentemente, sofre mais que os outros.
José Richa merece um destaque todo especial, sobretudo porque não era apegado aos cargos. No governo passado, do Presidente Fernando Henrique Cardoso, foi convidado várias vezes para o Ministério, inclusive para ser Chefe da Casa Civil. Talvez o destino do País tivesse sido outro se ele ali estivesse. Entretanto, não queria cargos, apenas servir. E servia aos seus amigos, a empresários e, sobretudo, ao seu povo.
Por isso, em nome dos baianos, em nome da minha terra, desejo associar-me ao pesar do Senado da República, do Brasil e, em particular, do Paraná, pelo desaparecimento de um homem expressivo e merecedor de todas as homenagens desta Casa e do País, que foi o Senador José Richa.
Muito obrigado.