Fala da Presidência durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

A Mesa associa-se as homenagens de pesar pelo falecimento do ex-Senador José Richa.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • A Mesa associa-se as homenagens de pesar pelo falecimento do ex-Senador José Richa.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2003 - Página 41803
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE RICHA, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PARANA (PR), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Antes de colocar em votação os requerimentos de pesar pelo falecimento do Senador Richa, quero recordar a sua imagem e dizer que não posso esconder o meu sentimento de tristeza por cumprir este doloroso dever que algumas vezes a Presidência desta Casa tem-me feito exercer, que é votar requerimentos de pesar pelo falecimento de grandes homens públicos deste Brasil, alguns deles, meus amigos diletos.

Não posso deixar de recordar, na pessoa de José Richa, um homem público que foi muito atuante durante toda a nossa geração. Digo a nossa geração porque recordo a sua chegada ao Rio de Janeiro em 1958 - e era Deputado à época, no Rio de Janeiro, o Senador Antonio Carlos Magalhães -, quando, em companhia do então Deputado Ney Braga, procuravam mudar a política do Paraná e se empenhavam numa luta bastante grande.

Pertenciam ao Partido Democrata Cristão, mas eram aliados da União Democrática Nacional, com quem conjuntamente desenvolviam as ações no sentido da presença do então Deputado Ney Braga no Governo do Paraná.

Depois, a ascensão do hoje falecido Senador José Richa: Governador do Estado, homem público de grande destaque, Senador da República, Deputado Federal e Prefeito da sua cidade, Londrina. E, sobretudo, uma vida sempre marcada por extrema firmeza, um homem público correto, um grande articulador político, um excelente administrador, um homem com grande espírito público. A ele muito deve o Paraná e o nosso País, o Brasil, por tudo que prestou com sua liderança política, com sua inteligência e com sua cultura.

O Senador Antonio Carlos Magalhães disse que José Richa tinha, sobretudo, desapego pelos cargos e recordou o fato de ter sido convidado muitas vezes para ser Ministro e não ter aceito. Também confesso, nesta Casa, que o convidei para Chefe da Casa Civil quando fui Presidente da República e ele não pôde aceitar esse convite, embora fôssemos grandes amigos durante todo esse tempo, alegando que precisava continuar na Constituinte, dedicado a esse trabalho parlamentar com que tanto contribuiu.

Assim, com esse sentimento que não é meu, mas de todos nós, da Casa, do Brasil, do Paraná, lamentamos o falecimento do Senador José Richa e nos associamos à dor do povo paranaense, de sua família e de todos os brasileiros.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2003 - Página 41803