Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Senador Marco Maciel pela sua eleição para a Academia Brasileira de Letras.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Senador Marco Maciel pela sua eleição para a Academia Brasileira de Letras.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2003 - Página 42325
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, MARCO MACIEL, SENADOR, ELEIÇÃO, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL).

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srª e Srs. Senadores, da mesma forma que meus antecessores nesta tribuna, eu gostaria de manifestar alegria pessoal pela eleição de Marco Maciel, e destacar, também, a importância desse fato para o Senado Federal.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Marco Maciel é a respeitabilidade, a dignidade, a discrição, o homem cordial. Sem dúvida, a fotografia da cordialidade está estampada na postura permanente do Senador Marco Maciel, e a sua presença, ao lado de Fernando Henrique Cardoso, como Vice-Presidente da República, foi uma lição permanente de discrição, uma lição permanente de como se comporta eticamente o Vice-Presidente da República.

Por isso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não é só o preparo intelectual, não é só a sua história política, é sobretudo a sua postura, a postura do homem cordial, conciliador, moderado, inteligente, respeitador. Militando sempre em partidos diferentes, tivemos a oportunidade de convivência nesta Casa e, posteriormente, quando Vice-Presidente da República, em todas as oportunidades que o procuramos para tratar de assuntos de interesse do Paraná, fomos recebidos com a cordialidade ímpar que é, sem sombra de dúvida, um dos pontos fortes da sua personalidade. Por isso, Presidente José Sarney, a presença do Senador Marco Maciel na Academia Brasileira de Letras honra o Senado e valoriza aquela instituição.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2003 - Página 42325