Pronunciamento de Jorge Bornhausen em 19/12/2003
Discurso durante a 5ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem ao Senador Marco Maciel pela sua eleição para a Academia Brasileira de Letras.
- Autor
- Jorge Bornhausen (PFL - Partido da Frente Liberal/SC)
- Nome completo: Jorge Konder Bornhausen
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem ao Senador Marco Maciel pela sua eleição para a Academia Brasileira de Letras.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/12/2003 - Página 42327
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, MARCO MACIEL, SENADOR, ELEIÇÃO, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL).
O SR. JORGE BORNHAUSEN (PFL - SC. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo associar-me a essa justa e merecida homenagem que hoje o Senado presta ao eminente homem público e Senador Marco Maciel.
Quero reafirmar o que tenho dito sempre que sou chamado a prestar depoimentos sobre o eminente Senador e querido amigo. Trata-se de um dos homens públicos mais completos deste País. Certamente, na nossa geração, S. Exª tem um destaque extraordinário. Correto, leal, digno, inteligente e culto, fez bela carreira na política, engrandeceu os cargos que ocupou, desde a Assembléia Legislativa à Câmara, à Presidência da Câmara, à Liderança no Senado, à Vice-Presidência da República, que exerceu da maneira a mais digna possível.
Agora, a Academia Brasileira de Letras o escolhe para ser um de seus integrantes. Junta-se, portanto, Marco Maciel a outra presença muito especial neste Senado, a V. Exª, Sr. Presidente, o que nos orgulha. Ter dois Senadores na Academia Brasileira de Letras é para o Senado motivo de júbilo e satisfação.
A eleição de Marco Maciel, depois de disputar com um ilustre escritor brasileiro, sem dúvida alguma foi a prova da sua cultura, da sua inteligência e de tudo aquilo que escreveu e disse na sua vida.
Portanto, Sr. Presidente, são merecidos o requerimento e as homenagens que hoje presta o Senado da República à extraordinária figura do nosso companheiro, que honra muito o PFL e que foi o seu primeiro Presidente, Marco Maciel.