Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarece alguns dados apresentados pela Senadora Ideli Salvatti sobre a legislação que proíbe a Receita Federal, acessar dados das instituições financeiras que enviam dinheiro para o exterior.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA FISCAL.:
  • Esclarece alguns dados apresentados pela Senadora Ideli Salvatti sobre a legislação que proíbe a Receita Federal, acessar dados das instituições financeiras que enviam dinheiro para o exterior.
Publicação
Publicação no DSF de 23/12/2003 - Página 42742
Assunto
Outros > POLITICA FISCAL.
Indexação
  • QUALIDADE, MEMBROS, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO), ESCLARECIMENTOS, DADOS, DISCURSO, IDELI SALVATTI, SENADOR, DIFERENÇA, TOTAL, MOVIMENTAÇÃO, REMESSA DE VALORES, EXTERIOR, EVASÃO DE DIVISAS.
  • DEFESA, ACESSO, RECEITA FEDERAL, MOVIMENTAÇÃO, ENTRADA, RECURSOS, PAIS.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Como membro da CPI do Banestado, eu gostaria de prestar alguns esclarecimentos da maior importância para a Nação. Há uma confusão, Senador Ney Suassuna, com relação a esses dados. Estes 200 bilhões são movimentação financeira e não evasão de divisa. Chamo a atenção para isso para que depois não se crie um clube de falsa felicidade em relação a esses números, porque são remessas que vão e voltam. Era preciso que a Receita Federal tivesse também...

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Agradeço a V. Exª.

Era preciso que a Receita Federal tivesse também a movimentação do que entra. Temos casos clássicos de pessoas importantes no País que foram injustamente acusadas de terem feito remessa por meio da Conta CC5 como se fosse um procedimento ilegal, quando, na realidade, é um procedimento corriqueiro. Pode ser eticamente contrário à filosofia partidária dessas figuras; mas, sob o ponto de vista financeiro, são operações perfeitas.

Quero dizer à Senadora Ideli Salvatti que o jornalista Boris Casoy se não cantou em prosa e verso “é uma vergonha”, o seu representante aqui no Senado, o jornalista Antonio Machado, ali está, e poderá, depois de uma conversa com V. Exª, trazer, nacionalmente, as afirmações que V. Exª traz ao Plenário.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/12/2003 - Página 42742