Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudações aos novos arcebispos brasileiros. (como Líder)

Autor
Gerson Camata (S/PARTIDO - Sem Partido/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Saudações aos novos arcebispos brasileiros. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 29/01/2004 - Página 1608
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, NOMEAÇÃO, PAPA, IGREJA CATOLICA, ARCEBISPO, CARDEAL, BRASIL, HOMENAGEM, RAYMUNDO DAMASCENO ASSIS, JOÃO BRAZ DE AVIZ, BISPO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. GERSON CAMATA (Sem Partido - ES. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Sua Santidade, o Papa João Paulo II, acaba de nomear mais três arcebispos que serão os futuros três cardeais de três sedes cardinalistas brasileiras. O Padre Wagner Augusto Portugal nos forneceu dados biográficos dos três prelados que assumirão as três sedes cardinalistas.

O novo Arcebispo de Aparecida do Norte será o mineiro Dom Damasceno, atual Bispo Auxiliar de Brasília. As bandeiras que saíram do Vale do Paraíba para colonizar os rincões das Minas consideradas Gerais recebem hoje um genuíno filho para Arcebispo Metropolitano de Aparecida, capital Mariana do Brasil. Exatamente de Mariana, vetusta Arquidiocese Primaz das Minas Gerais e precisamente da bucólica capela de Nova Dores, saiu o novo Arcebispo Dom Raymundo Damasceno Assis, de 66 anos, até o presente Bispo Titular de Nova Pietra e Bispo Auxiliar de Brasília.

Dom Raymundo nasceu em 15 de fevereiro de 1937, em Minas Gerais, filho de Francisco Solano de Assis, já falecido, e de Dona Carmem Damasceno de Assis, que, do alto de seus 92 anos, continua rezando para que Nossa Senhora proteja o seu filho Arcebispo e futuro Cardeal de Aparecida. Seus estudos básicos foram realizados nos Irmãos Maristas, em Mendes, no Rio de Janeiro; e depois no Seminário São José, em Mariana, Minas Gerais, onde fui seu colega de seminário. Atualmente, ele é Bispo Auxiliar de Brasília e será brevemente empossado, dia 27 do mês de abril, Arcebispo da cidade de Aparecida.

O outro futuro Cardeal e Arcebispo nomeado hoje para Brasília por Sua Santidade, o Papa João Paulo II, foi Dom João Braz de Aviz, 56 anos. Até o presente momento, Arcebispo de Maringá, no Paraná, a Santa Sé acaba de nomeá-lo para suceder o Eminentíssimo Cardeal José Freire Falcão no governo pastoral da Arquidiocese de Brasília. Nascido em Mafra, em 24 de abril de 1947, seus estudos fundamentais e básicos foram realizados em Itaiópolis, Santa Catarina, e no Seminário São Pio X, em Assis, São Paulo. Os estudos médios foram realizados no mesmo Seminário São Pio X. Cursou Filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba. Foi ordenado Padre em 26 de novembro de 1972 em Apucarana. Foi Pároco, Diretor Espiritual e Reitor do Seminário de Apucarana, Diretor Espiritual do Seminário de Ipiranga, São Paulo, e foi eleito Bispo em 10 de março de 1994 para Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, no Espírito Santo. (Hoje os capixabas estão em festa, com essa designação.) Foi secretário do 13º Congresso Eucarístico Nacional e membro da Comissão Episcopal de Doutrina por dois mandatos. Atualmente, é Arcebispo Metropolitano de Maringá.

Em Brasília, Dom João Braz de Aviz terá um intenso trabalho pastoral. Numa cidade única em atividades pastorais múltiplas, caberá ao eleito intenso diálogo com os muitos movimentos eclesiais e políticos dos que trabalham na Capital Federal.

Para Belo Horizonte, foi nomeado Dom Walmor Oliveira de Azevedo, de 49 anos de idade, sacerdote secular do clero da Arquidiocese de Juiz de Fora, até o presente momento Bispo Titular de Caliabria e Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia; foi designado nessa festa litúrgica de Santo Tomás de Aquino no dia 28 de janeiro de 2004 como sucessor do Eminentíssimo Cardeal Serafim Fernandes de Araújo no encargo de Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte. Nascido na cidade de Cocos, na Bahia, em 26 de abril de 1954, transferiu sua residência para Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, onde realizou estudos no Seminário Menor. Foi nomeado Bispo por João Paulo II em 21 de janeiro de 1998 e foi sagrado em Juiz de Fora pelo Cardeal Lucas Moreira Neves, tendo como consagrantes Dom Clóvis Frainer (Terceiro Arcebispo de Juiz de Fora) e Dom Eurico dos Santos Veloso (atual Arcebispo de Juiz de Fora).

Juiz de Fora, Belo Horizonte e todas as Minas consideradas Gerais elevam a Deus um Te Deum Laudamus na tarde de hoje, pela nomeação do novo Arcebispo que terá pela frente grandes desafios: clero numeroso, sistema arquidiocesano de ensino, a Pontifícia Universidade Católica, uma pastoral muito bem organizada e uma extensão territorial muito grande, com duas centenas de paróquias e uma imensa quantidade de comunidades.

Em nome do PMDB, saúdo - tenho certeza de que o faço também em nome da maioria católica de Senadores - esses novos três bispos e futuros cardeais que Sua Santidade o Papa acaba de nomear na manhã de hoje.

Era o que eu desejava falar, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/01/2004 - Página 1608