Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento de D. Kyola Ferreira de Araújo Costa, mãe do senador José Sarney.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento de D. Kyola Ferreira de Araújo Costa, mãe do senador José Sarney.
Publicação
Publicação no DSF de 20/01/2004 - Página 24
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, KYOLA FERREIRA DE ARAUJO COSTA, MÃE, JOSE SARNEY, PRESIDENTE, SENADO.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, trazendo aqui os sentimentos do Piauí, há pouco tão bem apresentados pelo Senador Heráclito Fortes, neste momento, eu traria o conforto ao Presidente Sarney, já que S. Exª é poeta, como se Kyola ensinasse a poesia de Gonçalves Dias:

Não chores, meu filho;

Não chores, que a vida

É luta renhida:

Viver é lutar.

A vida é combate,

Que os fracos abate,

Que os fortes, os bravos

Só pode exaltar.

Forte e bravo foi o filho de Kyola, o Presidente Sarney. Já que este momento é de solidariedade ao Presidente Sarney, busco outro poeta, Antoine de Saint-Exupéry: “o essencial é invisível aos olhos”.

Todos nós, o Maranhão, vizinho ao Piauí, o Brasil, o mundo, todos conhecemos as obras do Presidente José Sarney. Muito novo, foi Deputado Federal e Governador do Estado do Maranhão - com certeza o melhor Governador que aquele Estado já teve. Foi o Presidente da República que consolidou a democracia neste País. Como “o essencial é invisível aos olhos”, as obras de Sarney o País conhece, mas o invisível aos olhos foi o amor que ele aprendeu com sua mãe, Kyola, o amor ao próximo, à família, à esposa, aos filhos. Aprendeu o exemplo de família. Bastaria isso para o País estar de luto, mas não entristecido, porque é o grande exemplo da família, é o reviver da sagrada família. Deus não colocou seu poderoso filho desgarrado numa família. Kyola soube construir essa grande família sagrada do Brasil.

Termino minhas palavras, já que é para confortar um poeta, com aquele que disse, numa inspiração que tenho inveja - ele pode cantar e rezar -, “vi minha mãe rezando aos pés da Santa Virgem Maria: era uma santa escutando o que outra santa dizia”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/01/2004 - Página 24