Discurso durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reivindicação de prefeituras do Piauí a respeito dos efeitos das enchentes.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Reivindicação de prefeituras do Piauí a respeito dos efeitos das enchentes.
Publicação
Publicação no DSF de 11/02/2004 - Página 3745
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, CONDUTA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, VISITA, ESTADO DO PIAUI (PI), VITIMA, INUNDAÇÃO.
  • DEFESA, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI).
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ATENDIMENTO, REIVINDICAÇÃO, PREFEITO, MUNICIPIOS, ESTADO DO PIAUI (PI), DESIGNAÇÃO, BATALHÃO, RECONSTRUÇÃO, PONTE, RODOVIA, REGIÃO.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador José Sarney, Srªs e Srs. Senadores, brasileiras e brasileiros que estão presentes e que nos assistem por meio do sistema de comunicação, agradecemos a Deus a recuperação do extraordinário Presidente desta Casa.

Novamente venho a esta tribuna e trago duas reivindicações de prefeituras do Piauí sobre as enchentes, lamentando que o Presidente Lula não tenha sido feliz na sua visita ao Estado, primeiro, por recusar a água.

O Presidente Sarney, cujo avô açu era, de Valença, conhece bem a região, e faço minhas as palavras escritas pelo jornalista Tomaz Teixeira em seu livro sobre o Piauí. O mais forte do Piauí é o seu potencial hídrico, os seus rios perenes, a começar pelo Parnaíba, o nosso velho monge, e seus maravilhosos afluentes, rios Piauí, Uruçuí, Gurguéia, Canindé, Itaueira, Poti, Mulato, Longá, Maratoan, Matos e tantos outros. São precisamente dezenove rios, sendo seis perenes, cem lagoas, e lugares onde jorra água. O jornalista disse: “é o maior lençol freático do mundo”. É uma oportunidade para ensinarmos que a água do Piauí é uma riqueza.

Sua Excelência o Senhor Presidente da República foi infeliz ao dizer que houve descaso dos governantes. Não. O Piauí teve grandes governantes: o Senador Alberto Silva fez uns diques e eu tirei a população das áreas de risco. Só em Teresina, construímos três bairros: Parque Wall Ferraz, outro que o povo batizou de Bairro Mão Santa, e Parque Padre Cícero.

O PMDB é a luz interpretada por Ulysses Guimarães, a luz interpretada pela experiência e vitoriosa carreira política do Presidente Sarney.

Quero dar sugestões. Recebo dezenas de pedidos, como os que trouxeram hoje os Prefeitos do Município de União e da minha cidade, um do PP, outro do PV, todos decretando calamidade pública. Temos uma experiência que o PT não tem, porque fomos prefeitinho e governamos o Estado do Piauí. Como reconhecimento, o povo nos trouxe para esta Casa. Queremos, então, orientar o PT, com nossa experiência, na mais digna colaboração de meu Partido ao PT. São muito simples as coisas.

Maquiavel, Senador Antonio Carlos Magalhães, já dizia: “Use suas armas”. O Piauí é o único Estado que tem dois Batalhões de Engenharia e Construção, os BECs. Por um decreto simples, a Presidência da República poderia ser o núcleo da inteligência e da ação e não da dureza, baixando um decreto que designasse os dois Batalhões de Engenharia e Construção, os BECs, para recuperar de imediato pelo menos as pontes, pois as populações estão ilhadas. Só o Prefeito de Parnaíba, a nossa cidade, do PV, acusa em seu relatório quatro pontes destruídas pela enchente.

Senador Romeu Tuma, são essas as ações que esperamos do Presidente, que não foi feliz em suas palavras. Como disse Antoine de Saint-Exupéry, “a linguagem é uma fonte de desentendimento”. Sua Excelência disse que no passado os presidentes foram covardes. Mas os Governadores do Piauí foram bons, atuantes, e fizeram a sua parte. Então, que tome as providências. Pedimos, já que Sua Excelência não foi feliz em suas palavras no Piauí, que o seja em suas ações, determinando hoje mesmo - usando suas armas - que os dois batalhões, que são do Governo, reconstruam as pontes e as estradas das cidades do Piauí que sofrem, da minha Parnaíba e do Município de União, cujo Prefeito mandou o pedido, e de todas as dezenas de cidades ilhadas.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente Sarney.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/02/2004 - Página 3745