Discurso durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Episódio da morte do dentista Flávio Ferreira Sant'Anna pela polícia de São Paulo. Questão da compra da Garoto pela Nestlé.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DISCRIMINAÇÃO RACIAL. ECONOMIA POPULAR. LEGISLAÇÃO COMERCIAL.:
  • Episódio da morte do dentista Flávio Ferreira Sant'Anna pela polícia de São Paulo. Questão da compra da Garoto pela Nestlé.
Publicação
Publicação no DSF de 12/02/2004 - Página 3930
Assunto
Outros > DISCRIMINAÇÃO RACIAL. ECONOMIA POPULAR. LEGISLAÇÃO COMERCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DENUNCIA, CRIME, POLICIAL MILITAR, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, MORTE, DENTISTA, NEGRO.
  • IMPORTANCIA, COMPARECIMENTO, MEMBROS, CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONOMICA (CADE), COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, SENADO, ESCLARECIMENTOS, DECISÃO, IMPEDIMENTO, EMPRESA MULTINACIONAL, AQUISIÇÃO, INDUSTRIA, CHOCOLATE, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES).

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, prezados Senadores ainda aqui presentes, primeiramente, quero externar a V. Exª a solidariedade para com a família do dentista Flávio Ferreira Sant’Anna, morto aos 28 anos. Infelizmente, ele não tinha nada a ver com um assalto ocorrido em São Paulo no último dia 3, contra o comerciante Antônio Alves dos Anjos. Policiais o seguiram e o abordaram quando ele voltava em seu carro, um Gol verde, do aeroporto de Guarulhos, onde tinha deixado sua namorada suíça. Os policiais o seguiram até Santana, assassinaram-no e depois contaram uma história inverídica de que ele dentista estaria armado, enquanto o laudo pericial recente indicou que ele não estava.

Solicito, inclusive, Sr. Presidente, que seja transcrito nos Anais do Senado o artigo de Elio Gaspari, intitulado “Esta é a cota que te cabe deste latifúndio”, em que consta o depoimento do pai do dentista assassinado, Jonas Sant’Anna, cabo aposentado da PM, que declara: “Sei como é o sistema. Tenho certeza de que, se ele fosse branco, não morreria”.

Deixo registrada a minha solidariedade, portanto, a todos aqueles negros e descendentes afro-brasileiros, que têm sofrido discriminações semelhantes como essa do dentista Flávio Ferreira Sant’Anna.

Aproveito para cumprimentar os Srs. Senadores do Espírito Santo, Magno Malta, Gerson Camata e João Batista Motta, por terem requerido a presença, hoje, dos Conselheiros do Cade; do Governador do Estado do Espírito Santo em exercício, Welington Coimbra - uma vez que o Governador Paulo Hartung está em licença médica -; os Diretores da Nestlé, a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Alimentícia, Linda Moraes; Ricardo Ferraço; e outros membros que prestaram depoimento muito esclarecedor a respeito do episódio da Nestlé/Garoto.

Considero muito importante ressaltar a própria palavra do Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, João Grandino Rodas, que, ainda tendo sido voto vencido, deu depoimento sobre a seriedade e a integridade dos demais membros do Cade: o Relator Thompson Almeida Andrade e, Roberto Pfeiffer, Fernando de Oliveira Marques, Cleveland Prates Teixeira, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, que tiveram a oportunidade de dizer que a decisão baseou-se na legislação de defesa da concorrência e, portanto, naquilo que está previsto na lei.

Foi muito importante também o compromisso externado pelos diretores da Nestlé, Humberto Maccabelli e Carlos Roberto Facci, de que manterão a fábrica Garoto qualquer que seja a decisão a ser tomada.

Senador Mão Santa, uma vez confirmada a decisão do Cade, outro grupo de pessoas ou de acionistas poderá adquirir a Garoto, obviamente desde que mantida a fábrica em operação e os seus três mil trabalhadores empregados. Outra possibilidade é que, eventualmente, diante de algum fato novo - conforme explicou o presidente do Cade -, seja revertida a decisão tomada, e a Nestlé permaneça com a Garoto. Porém, ela terá de manter a empresa e os trabalhadores empregados.

A Comissão de Assuntos Econômicos, em sua reunião de hoje, ouviu diversas partes e se inteirou do compromisso dos conselheiros do Cade de manter a empresa e os trabalhadores ali empregados. Houve também o compromisso da Nestlé de manter a fábrica Garoto em funcionamento até a decisão final.

Poderá haver algum fato novo? Quem sabe! É possível até que, diante de uma análise feita além do mercado brasileiro, considerando-se o Mercosul, conclua-se que, mesmo havendo empresas com alto poder sobre o mercado, dada a competição internacional, podemos admitir essa empresa no mercado brasileiro. O importante é que o princípio da livre concorrência seja defendido de tal maneira que não haja prejuízo para os consumidores, sobretudo para os trabalhadores e para a comunidade de todo o Espírito Santo.

Portanto, externo a minha solidariedade ao Governador e aos Senadores e Parlamentares do Espírito Santo, que envidam esforços para que seja preservada a oportunidade de trabalho para todos.

Muito obrigado.

 

******************************************************************************

(DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU DISCURSO.)

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*******************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/02/2004 - Página 3930