Pronunciamento de Leonel Pavan em 16/02/2004
Discurso durante a 1ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Conflito entre índios e agricultores em Abelardo Luz no Estado de Santa Catarina.
- Autor
- Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
- Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA FUNDIARIA.:
- Conflito entre índios e agricultores em Abelardo Luz no Estado de Santa Catarina.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/02/2004 - Página 4524
- Assunto
- Outros > POLITICA FUNDIARIA.
- Indexação
-
- APREENSÃO, GRAVIDADE, CONFLITO, INDIO, AGRICULTOR, DISPUTA, POSSE, TERRAS, MORTE, PRESIDENTE, SINDICATO RURAL, MUNICIPIO, ABELARDO LUZ (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).
- SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, PRESIDENTE, FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI), SOLUÇÃO, PROBLEMA, POSSE, TERRAS, IMPEDIMENTO, CONFLITO, MORTE, INDIO, AGRICULTOR.
O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, trago ao conhecimento de V. Exªs uma questão urgente e desesperadora.
Neste momento, em Abelardo Luz, oeste de Santa Catarina, está havendo um conflito muito grave, com luta corporal, assassinatos entre índios e agricultores.
Há pouco, recebi do nosso jornalista Arthur Monteiro e do agricultor Teston, de Abelardo Luz, uma nota pedindo, pelo amor de Deus, que o Senado intervenha junto à Funai, junto a seu Presidente, Mércio Pereira Gomes.
Aqui tenho uma nota da Faesc, divulgando a morte do líder sindical e condena a inércia da Funai. Também trago o pedido da Secretaria do Estado da Articulação Nacional para que o Governo Federal definitivamente intervenha em Santa Catarina, especificamente no Município Abelardo Luz, onde várias pessoas estão detidas ou seqüestradas pelos índios.
Na madrugada de hoje, foi morto, com um tiro de carabina, o Presidente do Sindicato Rural Olisses Stefani. Quatro pessoas foram seqüestradas e houve invasão de terras dos agricultores, no oeste de Santa Catarina. O conflito é grave, desesperador, e precisamos da interferência urgente do Governo Federal, do Ministério da Segurança, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, para que não venhamos a ter novas tragédias prejudicando os agricultores do Brasil inteiro. Refiro-me aqui aos agricultores do Município de Abelardo Luz, em Santa Catarina.
Faço esse apelo, Sr. Presidente, ao Presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, no sentido de que defina, de uma vez por todas, essas questões, para que acabem os conflitos entre agricultores e índios, senão teremos outras lutas, o que, sem dúvida alguma, será uma desgraça para o País, principalmente para aqueles que tanto trabalham para produzir, gerar empregos e sustentar suas famílias: os agricultores.