Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso do Dia do Repórter, celebrado hoje, dia 16 de fevereiro, saudando, especialmente, os repórteres do Jornal do Senado e da TV Senado.

Autor
Valmir Amaral (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/DF)
Nome completo: Valmir Antônio Amaral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo transcurso do Dia do Repórter, celebrado hoje, dia 16 de fevereiro, saudando, especialmente, os repórteres do Jornal do Senado e da TV Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 17/02/2004 - Página 4533
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, REPORTER, OPORTUNIDADE, SAUDAÇÃO, JORNALISTA, JORNAL, TELEVISÃO, SENADO.

O SR. VALMIR AMARAL (PMDB - DF. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com absoluta satisfação que venho a esta tribuna saudar todos os profissionais que exercem a nobilíssima profissão de repórter em nosso País, em decorrência do transcurso do Dia do Repórter, celebrado todo ano na data de 16 de fevereiro. Por meio desses profissionais, exercitamos em nossa Nação o imprescindível atributo da imprensa livre, instrumento pelo qual consolidamos e robustecemos o regime democrático Brasileiro.

Saúdo, especialmente, os repórteres do Jornal do Senado e da TV Senado, nossos companheiros de jornada diária dentro desta Casa. Através do trabalho irretocável desses profissionais, qualquer cidadão brasileiro pode ter acesso à informação de todas as atividades desenvolvidas dentro do Senado Federal.

A TV Senado, emissora de televisão desta Casa que orgulha a todos nós, completa 8 anos dentro de uma trajetória de êxitos e conquistas. Momentos marcantes e decisivos de nossa vida política foram testemunhados e capturados pelas câmeras e microfones da TV Senado. Através de suas transmissões ao vivo ou reportagens instigantes, pudemos institucionalizar a transparência do Parlamento Brasileiro.

Pelo Jornal do Senado podemos acompanhar pari passu os destaques de pronunciamentos dos Senadores, as atividades diárias das Comissões e a agenda deliberativa da semana.

Srªs e Srs. Senadores, a atuação incansável dos jornalistas desta Casa tem contribuído sobremaneira para o bom exercício de nossos mandatos parlamentares. De que adiantaria aqui trabalharmos, se nossas atividades não pudessem ser acompanhadas, discutidas e fiscalizadas pela sociedade como um todo? De que serviria um Parlamento enclausurado, sombrio e fechado dentro de si?

Quando um dos repórteres da TV Senado ou do Jornal do Senado exerce a sua profissão, não está apenas cumprindo o seu dever funcional regular. Está indo muito além, protegendo o nosso Parlamento da invisibilidade institucional e instrumentalizando a sociedade para que contribua, de forma cada vez mais incisiva, nos desígnios de Nosso País.

De tal modo, Sr. Presidente, que não poderia deixar de registrar a data de 16 de fevereiro, pois se o preço da liberdade é a constante vigilância, como disse Kennedy, essa vigilância é exercida, com certeza, pelos repórteres deste País, a quem congratulo. Mais uma vez, parabéns repórteres.

É o que tenho a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/02/2004 - Página 4533