Pronunciamento de José Sarney em 18/02/2004
Fala da Presidência durante a 3ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Homenagem ao Dr. Manoel Francisco do Nascimento Brito, ex-Diretor-Presidente do Jornal do Brasil, falecido em 8 de fevereiro de 2003.
- Autor
- José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
- Nome completo: José Sarney
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem ao Dr. Manoel Francisco do Nascimento Brito, ex-Diretor-Presidente do Jornal do Brasil, falecido em 8 de fevereiro de 2003.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/02/2004 - Página 4776
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, MANOEL FRANCISCO DO NASCIMENTO BRITO, JORNALISTA, EX-DIRETOR, JORNAL, JORNAL DO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ELOGIO, ATUAÇÃO, IMPRENSA.
O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Cumprida a primeira parte desta sessão, antes de levantá-la para que as Srªs Senadoras e os Srs. Senadores possam cumprimentar os familiares do Dr. Nascimento Brito, quero, como Presidente da Casa, associar-me a todos os oradores que aqui se manifestaram sobre a personalidade do Dr. Nascimento Brito, que marcou com sua vida e sua obra, à frente do Jornal do Brasil, um dos momentos importantes de modernização da imprensa brasileira. Esta homenagem, para melhor glorificar a sua vida, deve estender-se ao Jornal do Brasil, órgão que, há mais de 100 anos, serve de maneira impecável à liberdade de imprensa do País.
Falo do Jornal do Brasil com a memória do início da minha vida e com mais êxito do que o Senador Hélio Costa, que não foi correspondente do Jornal do Brasil em Washington. Fui seu correspondente, durante muitos anos, no Estado do Maranhão, por indicação e por convite da Condessa Maurina Dunshee de Abranches Pereira Carneiro, então proprietária do jornal.
Quero expressar a seus filhos e netos aqui presentes, a D. Leda e a toda a sua família e a todos aqueles que fazem o Jornal do Brasil a minha homenagem à memória do Dr. Nascimento Brito.