Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Relata reunião ocorrida ontem na Comissão de Relações Exteriores, oportunidade em que os embaixadores responsáveis pelas negociações junto à Alca explanaram sobre a política empreendida pelo governo federal junto àquela entidade de livre comércio. Defesa do Ministro José Dirceu no caso "Waldomiro Diniz".

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Relata reunião ocorrida ontem na Comissão de Relações Exteriores, oportunidade em que os embaixadores responsáveis pelas negociações junto à Alca explanaram sobre a política empreendida pelo governo federal junto àquela entidade de livre comércio. Defesa do Ministro José Dirceu no caso "Waldomiro Diniz".
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2004 - Página 4995
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, EMBAIXADOR, DEPOIMENTO, NEGOCIAÇÃO, AREA DE LIVRE COMERCIO DAS AMERICAS (ALCA), SOLICITAÇÃO, ITAMARATI (MRE), ESCLARECIMENTOS, CONGRESSO NACIONAL, POLITICA EXTERNA, DEFESA, INTERESSE NACIONAL, INTEGRAÇÃO, AMERICA.
  • CONFIANÇA, GOVERNO FEDERAL, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, ESCLARECIMENTOS, DENUNCIA, REFORÇO, ETICA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Luiz Otávio, agradeço a gentileza do Senador Mão Santa em possibilitar que eu use da palavra antes dele. Farei considerações breves. Primeiro, sobre a presença ontem, na Comissão de Relações Exteriores, dos Embaixadores Luiz Felipe Macedo Soares e Ademar Bahadian, que presidem as negociações da Alca pelo Governo brasileiro e que estiveram, por mais de 3 horas, realizando um depoimento em nossa Comissão.

Sr. Presidente, solicito que seja anexado, como parte de meu pronunciamento, a exposição por escrito do Embaixador Ademar Bahadian com o Presidente brasileiro sobre as negociações da Alca, que primeiro se referiu a todo o processo da Alca, até a reunião ministerial de Miami. Depois, historiou a reação do Brasil e do Mercosul diante das mudanças ocorridas em Miami, para finalmente explicar o que aconteceu na reunião de Puebla, de janeiro último, bem como - ambos explicaram - a respeito da preparação da delegação brasileira para a próxima reunião de Puebla, em março.

Ressalto aqui a importância de o Ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, fazer questão de informar o Senado Federal sobre todas as negociações bilaterais e multilaterais. Inclusive o próprio Ministro e o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto fizeram questão de que os ouvíssemos antes da próxima reunião. A reunião de ontem foi aberta e para a qual foram convidados os Deputados e membros da Comissão do Mercosul, bem como da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

Sr. Presidente, os negociadores brasileiros estão assertivamente elevando o interesse nacional e se contrapondo, às vezes, às opiniões do Governo dos Estados Unidos, já que a concepção de qual a melhor integração do hemisfério, seja da América do Norte, seja da América Central, com a América do Sul, tendo em conta as disparidades de desenvolvimento das regiões, nem sempre leva em conta pontos de vista semelhantes. É importante que o Brasil defenda o interesse nacional, bem como as possibilidades de desenvolvimento da agricultura, da indústria, dos serviços e dos mais diversos setores da economia.

            Sr. Presidente, com respeito às observações do Senador Efraim Morais, eu gostaria de ressaltar a minha confiança de que esclareceremos inteiramente o episódio grave do Sr. Waldomiro Diniz. Quero externar a minha confiança de que o Ministro-Chefe da Casa Civil, José Dirceu, estará, no momento adequado, com a disposição de expor e explicar cabalmente todo e qualquer problema de procedimento que porventura tenha ocorrido durante o período em que foi Subsecretário de Assuntos Parlamentares o Sr. Waldomiro Diniz, perante o Congresso Nacional, na Comissão que houver - e poderá ser a Comissão de Fiscalização e Controle.

            O Presidente Lula, inclusive no vigésimo quarto aniversário do Partido dos Trabalhadores, reiterou o quanto a questão da ética na política é fundamental para nós do Partido dos Trabalhadores. Iremos ter, quero assegurar, um comportamento condizente com o que sempre têm o Presidente Lula e o Ministro José Dirceu defendido.

Muito obrigado.


Modelo1 4/26/244:34



Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2004 - Página 4995