Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Governador do Rio Grande do Norte José Cortez Pereira de Araújo.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Governador do Rio Grande do Norte José Cortez Pereira de Araújo.
Publicação
Publicação no DSF de 02/03/2004 - Página 5228
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSE CORTEZ PEREIRA DE ARAUJO, EX GOVERNADOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), ELOGIO, VIDA PUBLICA, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, AMBITO ESTADUAL.

O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faleceu, na semana passada, no nosso Estado, o ex-Senador e ex-Governador do Estado José Cortez Pereira de Araújo.

Cortez Pereira fez, durante a sua vida pública, uma verdadeira pregação. Viveu um verdadeiro sonho: que era o de fazer com que a economia de Estados como o Rio Grande do Norte pudesse gerar empregos e aumentar a renda dos mais desvalidos.

Cortez Pereira foi Deputado Estadual, Senador, Governador nomeado pelo Movimento Militar de 1964. E, durante toda a sua atividade política, pontificou no exercício dessa pregação. Repelia soluções paliativas, soluções compensatórias para os problemas do Nordeste, com as quais não conseguia conviver. Para ele, a nossa região só tinha um caminho, só tinha uma saída. E ele pôde, Sr. Presidente, não apenas na tribuna deste Senado, como Suplente do Senador Dinarte de Medeiros Mariz, mas no próprio exercício do Governo do Estado, mostrar como se criaram milhares de emprego na nossa economia. Quem visita o Rio Grande do Norte pode observar um projeto de colonização até então inédito para a produção de caju em larga escala; pode observar o Estado a braços com a grande produção de camarão, exportando sobretudo para a Europa e os Estados Unidos; pode observar o Projeto Boqueirão e se deparar com o turismo, que traz divisas para o Estado. Atualmente, há dez vôos charters semanais, durante a alta estação. E tudo isso nasceu da luta, dos ensinamentos e, finalmente, da presença no Governo do Estado do Sr. José Cortez Pereira de Araújo.

Sr. Presidente, ocupo a tribuna a fim de lamentar que o Rio Grande do Norte e o Nordeste tenham perdido a sua voz, mas não perdemos a sua contribuição, registrada nos livros, nos jornais e nos Anais desta Casa, tudo aquilo que José Cortez Pereira de Araújo dizia a todos nós que convivemos com ele, inclusive em situações antagônicas, pois, enquanto foi Governador do Estado, fui Líder da Oposição. Enquanto foi Governador do Estado, nomeado pelo Movimento Militar de 1964, ele ia à Assembléia para debater com a Oposição os problemas do Estado. Isso é um fato raro, não é comum, não é normal, principalmente naquele período em que se legislava como se legisla hoje - infelizmente, vemos as medidas provisórias proliferarem -, de cima para baixo. Mas, com esse gesto, Cortez Pereira pautou sua atuação positiva no Governo do Estado.

Esse é o balanço de sua vida, Sr. Presidente, feito por um adversário seu durante muito tempo. Depois, tive a oportunidade de recebê-lo no Palácio Potengi, na condição de Governador, para ajudá-lo na cooperativa da Serra do Mel.

Sr. Presidente, ao encerrar, encaminho requerimento de voto de pesar pelo falecimento de um norte-rio-grandense que tanto orgulho trouxe ao Rio Grande do Norte: José Cortez Pereira de Araújo.

Sr. Presidente, agradeço a tolerância de V. Exª.

Muito obrigado.

      É o seguinte o requerimento:

REQUERIMENTO Nº 185, DE 2003

(De autoria do Senador Garibaldi Alves Filho, solicitando homenagens de pesar pelo falecimento do ex Governador José Cortez Pereira de Araújo.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/03/2004 - Página 5228