Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações pelos cem anos da empresa Morais S/A Indústria e Comércio, que trabalha na extração e fabricação de cera de carnaúba.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Congratulações pelos cem anos da empresa Morais S/A Indústria e Comércio, que trabalha na extração e fabricação de cera de carnaúba.
Publicação
Publicação no DSF de 04/03/2004 - Página 5628
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA, EXTRAÇÃO, FABRICAÇÃO, CERA DE CARNAUBA, ESTADO DO PIAUI (PI), INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, REGIÃO.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Peço permissão para falar, sendo muito breve.

Desde ontem, fiz um requerimento - estava escrito, mas não foi possível defendê-lo - de grandeza do Piauí.

Amanhã, uma importante firma do Piauí, talvez a mais tradicional, completa um século. A maior riqueza do Piauí em exportação ainda é a cera de carnaúba. Nesse sentido, fizemos um requerimento de voto de congratulações à empresa Moraes S/A Indústria e Comércio, pela passagem de cem anos de atividade industrial, comercial e extração de cera de carnaúba no Estado do Piauí.

Histórico.

Fundada em 4 de março de 1904, com o nome Ribeiro Moraes Santos & Cia, tendo como acionista majoritário o Senhor Jozias Benedito de Moraes - com muito orgulho e honra, era meu avô - foi de grande importância para o desenvolvimento econômico do Estado do Piauí, durante o século XX. Dentre outras atividades, firmou-se como a maior empresa de extração, comercialização e exportação de cera de carnaúba.

Mais tarde, teve seu nome mudado para Moraes S/A Indústria e Comércio, dando continuidade a um trabalho que hoje merece o respeito e a admiração do Piauí e do Brasil.

Atualmente são diretores os Srs. João Maria Basto Correia, Diretor-Presidente; João Maria Basto Correia Filho, vice-Diretor-Presidente; Flávio Antonio Correia Caracas, Diretor Industrial.

Para que V. Exªs tenham noção da grandeza e importância dessa empresa do Piauí, ressalto que na década de 60 ela tinha dois navios - Jozias Moraes e Alberto Correa - que se instalaram no Rio de Janeiro. O sabão Moraes recebeu este nome pelo marketing da Copa, e a gordura de Moraes suplantou, na década de 60, a gordura de coco carioca.

Para que tenham idéia das características empresariais na exportação de cera, saibam que foi uma verdadeira escola. João Paulo dos Reis Veloso, talvez o mais importante Ministro do Planejamento deste País, aos nove anos de idade, começou a trabalhar nesta fábrica e deixou a vaga para um irmão, Francisco Veloso. Depois assumiu Antonio Augusto e esse atual técnico economista que está servindo à Pátria, Raul Veloso.

Isso traduz, na síntese dele, a grandeza, pois tem sido a luz do desenvolvimento industrial do Piauí, do qual nos orgulhamos, porque esta firma foi fundada pelo meu avô Jozias Benedito Moraes. Viajarei e, amanhã, estarei participando das comemorações de um século dessa tradicional firma, que traduz a capacidade empresarial do meu Estado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/03/2004 - Página 5628