Pronunciamento de Reginaldo Duarte em 03/03/2004
Discurso durante a 8ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Transcrição nos Anais do editorial do Jornal do Brasil intitulado "Controle Externo", publicado na edição de 24 de fevereiro último.
- Autor
- Reginaldo Duarte (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
- Nome completo: José Reginaldo Duarte
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
JUDICIARIO.:
- Transcrição nos Anais do editorial do Jornal do Brasil intitulado "Controle Externo", publicado na edição de 24 de fevereiro último.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/03/2004 - Página 5640
- Assunto
- Outros > JUDICIARIO.
- Indexação
-
- COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, JORNAL DO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DIVULGAÇÃO, PRONUNCIAMENTO, PRESIDENTE, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, SENADO, OPOSIÇÃO, TRIBUNAIS SUPERIORES, CONTROLE EXTERNO, JUDICIARIO.
SR. REGINALDO DUARTE (PSDB - CE. Sem apanhamento taquigráfico.) -
CONTROLE EXTERNO
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Jornal do Brasil informa, em sua edição de 24 de fevereiro do corrente, que o escândalo Waldomiro Diniz fez com que não tivesse eco a audiência pública promovida pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, na qual o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Maurício Corrêa, discorreu sobre a oposição dos tribunais superiores ao controle externo do Judiciário.
Segundo o jornal, o ponto mais sensível da reforma do Judiciário tem sido tratado num clima emocional, como se a maioria dos magistrados fosse conivente com a lentidão endógena da prestação jurisdicional. Na sensata exposição feita aos Senadores, o presidente do STF deixou claro que a posição institucional dos tribunais superiores contrária à composição do Conselho, tal como aprovada na Câmara dos Deputados, não foi adotada sob o prisma jurídico. Um Conselho para fiscalizar o Judiciário, integrado apenas por magistrados, sediado em Brasília, sob a presidência de um ministro do Supremo, estaria imune às pressões políticas e ao corporativismo.
A esse propósito, peço que a matéria anexa passe a constar dos Anais do Senado Federal.
**********************************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR REGINALDO DUARTE EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
**********************************************************************************************