Discurso durante a 11ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Considerações sobre o pronunciamento da Senadora Ideli Salvatti a respeito do posicionamento do governo sobre a CPI dos bingos.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Considerações sobre o pronunciamento da Senadora Ideli Salvatti a respeito do posicionamento do governo sobre a CPI dos bingos.
Publicação
Publicação no DSF de 09/03/2004 - Página 6164
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CONTESTAÇÃO, DISCURSO, IDELI SALVATTI, SENADOR, LIDER, ESCLARECIMENTOS, ATUAÇÃO, PARTIDO POLITICO, OPOSIÇÃO, GOVERNO FEDERAL.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, acabei de ouvir as palavras da ilustre Líder do PT, Senadora Ideli Salvatti. Fico muito preocupado com o que se diz hoje da tribuna do Senado Federal, como também do Congresso, porque a eficiência da TV Senado faz com que tudo isso tome corpo e o Brasil afora tome conhecimento do que se fala na Casa.

Discordo de V. Exª, Senadora Ideli Salvatti, com a tranqüilidade de quem não assinou ainda o requerimento de CPI do caso Waldomiro, mas assinou o requerimento de CPI dos Bingos. Se alguém foi e voltou, foi o Partido de V. Exª, que foi exatamente quem estimulou a assinatura da CPI dos Bingos, como se fosse uma alternativa para o impasse. Não é justo que V. Exª ocupe esta tribuna, com a responsabilidade de Liderança que tem, para dizer que a Oposição foi e voltou. A Oposição não foi e voltou; se alguém voltou foram os companheiros de V. Exª, os companheiros que, constrangidos, humilhados, desmoralizados, sentiram-se obrigados a retirar a assinatura.

O SR. PRESIDENTE (Papaléo Paes. Fazendo soar a campainha) - Senador Heráclito Fortes...

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Só para esclarecer, Sr. Presidente. Retiraram a assinatura depois de ter sido estimulados por companheiros equilibrados de V. Exª como o Senador Tião Viana, o Senador Sibá Machado, o Senador Cristovam Buarque, de biografia respeitada nacionalmente e que voltou a esta Casa traumatizado após o episódio que todo o Brasil conhece; S. Exª assinou também a CPI. Eu quero ponderar a V. Exª que este é um momento de equilíbrio, este é um momento de responsabilidade com aquilo que se diz. O homem é dono da palavra guardada, mas é escravo da palavra anunciada. Quando V. Exª diz da tribuna palavras que não condizem com a verdade dos acontecimentos, V. Exª fere suscetibilidades inclusive de Parlamentares que até o momento se encontram em parte solidários com a ação do Partido de V. Exª.

O SR. PRESIDENTE (Papaléo Paes) - Senador Heráclito Fortes, V. Exª solicitou a palavra pela ordem e acabou de qualquer maneira infringindo o Regimento.

Eu peço a compreensão da nobre Senadora Ideli Salvatti...


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/03/2004 - Página 6164