Discurso durante a 11ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Considerações ao pronunciamento do Senador Geraldo Mesquita Júnior sobre sem desligamento do PSB.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Considerações ao pronunciamento do Senador Geraldo Mesquita Júnior sobre sem desligamento do PSB.
Publicação
Publicação no DSF de 09/03/2004 - Página 6171
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • COMENTARIO, DISCURSO, GERALDO MESQUITA JUNIOR, SENADOR, ANUNCIO, RETIRADA, FILIAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, OBRIGATORIEDADE, FIDELIDADE PARTIDARIA, ASSUNTO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).
  • ESCLARECIMENTOS, DEMOCRACIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), RESPEITO, PENSAMENTO, MEMBROS, DESNECESSIDADE, SAIDA, GERALDO MESQUITA JUNIOR, SENADOR.

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, acompanhei, nesta sessão, o pronunciamento do Senador Geraldo Mesquita Júnior, que é do meu Partido. Neste instante, quero dizer à Casa em alto e bom som que, pelo menos da minha parte, não recebi do Partido Socialista Brasileiro qualquer pressão no sentido de agir desta ou daquela forma em relação aos requerimentos da Oposição que solicitam sejam instaladas CPIs nesta Casa, inclusive a CPI dos Bingos, que assinei. Não recebi nenhuma pressão, seja do Governo ou do PSB, para retirar a minha assinatura.

Penso que, num momento de emoção, o Senador Geraldo Mesquita Júnior chegou a afirmar que, para não criar qualquer constrangimento ao PSB, dirigiria um expediente à direção do nosso Partido pedindo a sua desfiliação.

Logicamente, o PSB não vai aceitar a desfiliação de um Parlamentar como o Senador Geraldo Mesquita Júnior, um homem de bem, correto e fiel ao nosso Partido. O pensamento dele será respeitado, sem dúvida alguma, pela Cúpula do PSB.

Participo da Cúpula do PSB, Sr. Presidente, e quero dizer que a palavra do Senador Geraldo Mesquita Júnior será respeitada pelo PSB e que o seu pedido de desfiliação, certamente, não será aceito em hipótese nenhuma, a não ser que ele resolva realmente sair do Partido, o que não acredito, uma vez que se trata de um homem leal e correto, que foi eleito no Acre pela sigla do nosso Partido, cujo pai tem uma tradição política no Acre e que, sendo o profissional que é, um grande funcionário público, um Procurador Federal, foi bem-vindo ao nosso Partido e continua tendo a confiança do PSB.

É a palavra que dou, neste instante, para esclarecer à Casa que não se trata de um pedido de desfiliação, mas que interpretamos a palavra de S. Exª como um constrangimento que poderia causar ao Partido, o que penso que não causará a ponto de exigir a sua desfiliação, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/03/2004 - Página 6171