Discurso durante a 11ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Exalta a responsabilidade social da Companhia Vale do Rio Doce.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Exalta a responsabilidade social da Companhia Vale do Rio Doce.
Publicação
Publicação no DSF de 09/03/2004 - Página 6182
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, PARTICIPAÇÃO, EMPRESA, RESPONSABILIDADE, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, RESPEITO, MEIO AMBIENTE.
  • ELOGIO, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD), INVESTIMENTO, PROGRAMA, EDUCAÇÃO, INSERÇÃO, POPULAÇÃO CARENTE, FORMAÇÃO, RECURSOS HUMANOS, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, CONTRIBUIÇÃO, COMBATE, FOME, AUXILIO, DISTRIBUIÇÃO, ALIMENTOS, EXPECTATIVA, AMPLIAÇÃO, NUMERO, EMPRESA, ATUAÇÃO, BENEFICIO, JUSTIÇA SOCIAL.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a economia moderna, competitiva, globalizada exige transparência, maior abertura social, mais participação, democratização de todos os métodos e processos, igualdade de oportunidades e maior responsabilidade social, principalmente dos atores mais importantes e mais fortes, como as grandes empresas nacionais e multinacionais.

Qualquer grande empresa, qualquer grande empreendimento, e até mesmo pequenos e médios negócios, todos aqueles que pretendam se manter no mercado de forma permanente devem atentar para os reclamos quase universais de respeito ao meio ambiente, de maior inserção nos objetivos das respectivas sociedades das quais participam.

A responsabilidade social ultrapassa, em muito, a mera saúde econômico-financeira e contábil de uma corporação, pois exige que os empreendimentos cumpram objetivos sociais claramente definidos, como a geração de empregos diretos e estáveis, cumpram suas obrigações tributárias e previdenciárias, reduzam os efeitos negativos sobre o meio ambiente e contribuam para a melhoria do nível de bem-estar das comunidades em que atuam.

O modelo antigo de empresa - que tinha como objetivo exclusivo maximizar receita, reduzir custos a qualquer preço e elevar lucros, descurando o meio ambiente, a saúde física e mental de seus empregados e colaboradores e suas responsabilidades sociais -, certamente, esse modelo não tem futuro, pois não se pode apostar na longevidade de empreendimentos ultrapassados e retrógrados, num mundo competitivo, em que as informações circulam na velocidade da luz, e as demandas sociais crescem a cada dia.

A responsabilidade social deve ser encarada não apenas por administradores privados, mas por todos quantos tomam decisões que têm impacto sobre a coletividade, estejam no setor público, na iniciativa privada, no terceiro setor, nas organizações não-governamentais ou nas organizações da sociedade civil de interesse público.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no Brasil de hoje, ainda não atingimos os níveis desejáveis de participação social, e muitas empresas ainda não despertaram para a necessidade de maior responsabilidade social; no entanto, verificamos, com satisfação, que essa situação está se modificando para melhor.

Vemos que o processo de construção de um Brasil socialmente mais justo, eqüitativo e democrático está se formando, e aqui gostaria de ressaltar o trabalho de responsabilidade social realizado pela Companhia Vale do Rio Doce, que se destaca não apenas por ser uma das maiores, mais lucrativas e mais bem administradas empresas do País, mas, igualmente, por lutar por melhorias na educação, por maior inclusão social e por elevada preocupação ecológica.

A Companhia Vale do Rio Doce é a quinta maior mineradora diversificada do mundo e investe cerca de 400 milhões de reais em programas de educação, de inserção social e de preservação do meio ambiente.

A Vale do Rio Doce foi uma das primeiras empresas privadas a contribuir com o Programa Fome Zero, oferecendo sua infra-estrutura de logística para receber e distribuir os alimentos necessários às populações carentes.

Para dar maior transparência ao sistema de distribuição, a Vale do Rio Doce, por meio de uma empresa do Grupo, desenvolveu e doou ao Programa Fome Zero um sistema inédito de monitoramento via satélite, que permite usar a Internet para acompanhar a distribuição dos alimentos arrecadados.

Por outro lado, mais de 700 mil hectares de floresta primária, no sul do Estado do Pará, estão sendo preservados pela Vale do Rio Doce, como parte de um programa que investe mais de 100 milhões de reais por ano na área do meio ambiente.

No Estado do Espírito Santo, a Vale do Rio Doce preserva cerca de 22 mil hectares de Mata Atlântica e ainda administra a Reserva Natural, em Linhares, que produz anualmente cerca de 6,5 milhões de mudas de mais de 600 espécies para reabilitação de áreas mineradas.

Os 24 mil empregados da Companhia Vale do Rio Doce recebem treinamento contínuo, inclusive com investimentos na formação de novos talentos, como os 1.358 jovens que participam do programa de formação profissional de aprendizes.

A Universidade Corporativa da Vale cuida dos programas de formação ou atualização profissional, tanto em cursos presenciais como pelo sistema on line, com treinamentos técnicos específicos, programas de desenvolvimento gerencial, até o elevado nível de MBA.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, são muitas as atividades, os programas e os projetos desenvolvidos pela Companhia Vale do Rio Doce, no campo do desenvolvimento social, da educação, da inclusão social, do incremento da cultura, da preservação do meio ambiente e de melhoria das condições de vida das populações mais diretamente ligadas às suas atividades empresariais.

Certamente, muitas outras empresas nacionais poderiam fazer mais no campo social, pois o Brasil só alcançará um verdadeiro desenvolvimento social, quando o setor público, as empresas e a sociedade civil estiverem de mãos dadas, trabalhando de forma unida e cooperativa, com o objetivo último de melhoria do nosso povo e de nosso País.

Sabemos perfeitamente que muitas empresas brasileiras passam por dificuldades econômico-financeiras e estão muito longe do porte de uma empresa como a Companhia Vale do Rio Doce e, certamente, não poderiam financiar programas de desenvolvimento social mais amplos.

No entanto, o exemplo da Companhia Vale do Rio Doce precisa ser exaltado, imitado e seguido, de acordo com as condições, as peculiaridades e os meios disponíveis, por cada uma de nossas empresas.

O pouco que cada empresa faça, somado no conjunto de empresas e empresários de todo o Brasil, será suficiente não apenas para melhorar as condições sociais e econômicas do nosso povo, mas principalmente para florescer a consciência da responsabilidade social, em que cada um faz um pouco mais por nosso Brasil.

Que o exemplo de responsabilidade social da Companhia Vale do Rio Doce seja seguido pelas autoridades governamentais, pelos empresários, pelas organizações não-governamentais e por todos quantos têm responsabilidade política e social.

Somente assim, o País crescerá de maneira democrática, eqüitativa, sem os desníveis absurdos que hoje existem na sociedade brasileira.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/03/2004 - Página 6182