Discurso durante a 15ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Descontentamento com o resultado da reunião da CCJ de ontem, em que uma CPI foi prejudicada. Pesar pelo atentado ocorrido na Espanha ontem.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. JOGO DE AZAR. TERRORISMO. HOMENAGEM.:
  • Descontentamento com o resultado da reunião da CCJ de ontem, em que uma CPI foi prejudicada. Pesar pelo atentado ocorrido na Espanha ontem.
Publicação
Publicação no DSF de 13/03/2004 - Página 6908
Assunto
Outros > SENADO. JOGO DE AZAR. TERRORISMO. HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, ARTHUR VIRGILIO, SENADOR, LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ESFORÇO, DEFESA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).
  • REPUDIO, DECISÃO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, IMPEDIMENTO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, BINGO, VINCULAÇÃO, CRIME ORGANIZADO, DESRESPEITO, OPINIÃO PUBLICA.
  • GRAVIDADE, NOTICIARIO, DIVULGAÇÃO, FUNCIONAMENTO, BINGO, DESRESPEITO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), EXTINÇÃO.
  • VOTO DE PESAR, POVO, PAIS ESTRANGEIRO, ESPANHA, VITIMA, ATENTADO, TERRORISMO.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, DIARIO DA MANHÃ, ESTADO DE GOIAS (GO).

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria, antes de iniciar minhas palavras, de prestar minha solidariedade ao Líder do meu Partido, Senador Arthur Virgílio, pelo esforço que tem feito para dar uma resposta à sociedade, a qual exige que esta Casa cumpra o seu papel de fiscalizadora do Poder Executivo.

Sr. Presidente, foi lamentável o que aconteceu ontem, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, quando vimos se esgotarem todos os esforços no sentido de fazer esta Casa dar a resposta exigida pela sociedade em relação à CPI dos Bingos.

Além da população, instituições de peso como a Ordem dos Advogados do Brasil, e também o Vice-Presidente da República, já se manifestaram favoráveis a uma investigação profunda sobre a teia de relações entre diversas modalidades de jogos, a corrupção e a lavagem de dinheiro.

O Brasil assiste, perplexo, às manifestações de trabalhadores desempregados por uma atividade de extensão desconhecida, com ramificações em todo o País. Ela se desenvolveu sem freios, à margem de qualquer tipo de fiscalização, apesar dos indícios de envolvimento com o crime organizado.

No entanto, o que aconteceu ontem foi muito triste. Esta Casa abriu mão de suas prerrogativas, mesmo tendo garantias constitucionais, e perdeu a grande oportunidade de se aprofundar nas investigações de uma questão de tamanha gravidade.

Vamos analisar uma medida provisória que já está vigendo e, pode ter certeza, Sr. Presidente, mais forte do que os discursos da oposição aqui, ontem e hoje, foram as imagens estampadas ontem, pela televisão, mostrando os caça-níqueis e os bingos funcionando normalmente, num total desafio e confronto à medida provisória vigente.

O que pode a população brasileira esperar de um Governo que edita uma medida provisória, que diz pôr fim ao jogo no País e, de repente, a população assiste, pela televisão, ontem, ao pleno funcionamento dos bingos e dos caça-níqueis, desafiando - repito - as ordens e a medida provisória vigente?.

Portanto, mais do que nunca, temos que dizer da nossa satisfação, como membro do PSDB, ao ver o Líder do meu Partido, Senador Arthur Virgílio, demonstrando a força de um Partido, que hoje está na oposição, que tem responsabilidade e que não foge à luta, mesmo depois de ver os seus esforços esgotados ontem na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Quero, aqui, neste momento, Senador Arthur Virgílio, hipotecar inteira solidariedade à luta de V. Exª em nome do nosso Partido, para, novamente, vir à tona a CPI da Prefeitura de Santo André. É importante, sim, que se faça essa e outras tantas CPIs, porque, se não conseguirmos sair vencedores nos nossos pleitos, vamos, pelo menos, mostrar a este País que este Governo, que no passado foi tão eficiente para investigar em cima do nada, hoje, é eficiente para abafar indícios que levam à perplexidade a população brasileira.

Portanto, que minhas palavras sejam registradas neste momento demonstrando a minha insatisfação pelo lamentável fato ocorrido ontem.

Sr. Presidente, o segundo assunto que me traz à tribuna é o registro do meu voto de pesar ao povo espanhol pelo acontecido ontem, 11 de março, deixando todas as nações em desalento.

Não há compreensão humana que justifique um ato de terrorismo tão insano como o praticado ontem em Madri. Quase 200 pessoas morreram, e mais de 1.000 ficaram feridas, com a explosão de dez bombas nas estações de trem, num dos maiores atentados terroristas já realizados.

O Brasil está solidário com a Espanha neste momento grave de dor e de angústia. A mensagem do Presidente Lula ao povo espanhol e suas autoridades reflete, com fidelidade, o sentimento geral dos brasileiros. Partilhamos, com os milhões de espanhóis e seus descendentes que aqui vivem, do sofrimento desse momento.

A Espanha democratizada é hoje exemplo de país que se firma como potência mundial em um cenário de respeito pelas liberdades civis e de uma economia moderna e dinâmica, cujos reflexos positivos se estendem ao Brasil, com crescentes investimentos, que têm contribuído com o nosso desenvolvimento.

Os frutos do esforço espanhol se refletem na criação de expressivos postos de trabalho, sendo responsável pela geração da metade dos empregos da Europa.

Mas, apesar de todo o esforço construtivo, a Espanha sofre constante ameaça do grupo separatista ETA, que tem manchado de sangue e lágrimas a história deste país.

Embora não se tenha ainda a clareza dos autores do atentado e nem a intenção dos responsáveis pelo crime, podemos afirmar que o mundo hoje precisa, mais do que nunca, colocar suas divergências de opinião à margem e buscar, como afirmou o Rei Juan Carlos I, que a união, a firmeza e a serenidade devem prevalecer no combate ao terrorismo.

Meus sentimentos ao povo espanhol.

Também nesta oportunidade, quero apresentar os meus cumprimentos ao Jornalista Batista Custódio pelos 24 anos de luta em defesa da democracia, que o seu jornal implementou no Estado de Goiás, hoje orgulho de todos os goianos, que circula não apenas no Estado de Goiás, mas também no Distrito Federal. Ao Jornalista Batista Custódio e a toda sua equipe, meus cumprimentos e o meu reconhecimento pelo papel importante que o seu jornal, o Diário da Manhã, representou e representa no processo de redemocratização do País, um jornal que informa com seriedade e competência.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/03/2004 - Página 6908