Discurso durante a 15ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários a matérias veiculadas no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 3 do corrente, a respeito do caso Waldomiro Diniz.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comentários a matérias veiculadas no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 3 do corrente, a respeito do caso Waldomiro Diniz.
Publicação
Publicação no DSF de 13/03/2004 - Página 6915
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), IMPEDIMENTO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, BINGO, CORRUPÇÃO, EX SERVIDOR, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) -

CASO WALDOMIRO, BINGOS, ADIAMENTO DE CPI E DENÚNCIA SEM PROVAS

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, acrescento hoje novos itens sobre o escândalo Waldomiro Diniz. O episódio continua rendendo páginas e páginas em importantes jornais do Brasil. Em conseqüência, gostaria de consignar os fatos que se seguem:

1)     Waldomiro informou aos bingos que seria assessor político de José Dirceu 42 dias antes da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

2)     Enquanto no Senado Federal, a bancada do PT tenta uma saída honrosa para os sete senadores do partido que assinaram o pedido de criação da CPI dos Bingos; na Assembléia Legislativa fluminense, o PT deverá recorrer à Justiça para dividir em duas a CPI sobre a Loterj e a Rioprevidência. Ou seja, o Partido dos Trabalhadores tenta, de toda forma, criar empecilhos contra a criação de CPIs.

3)     A TV Senado transmitiu, por cerca de duas horas, bons momentos da vida política brasileira, quando o senador Almeida Lima disse que o ministro José Dirceu pediu a Garotinho para abafar investigação. O senador Almeida Lima se baseou em representação de delegado de Polícia Federal enviada à Justiça Federal solicitando a quebra de sigilo bancário e fiscal de Waldomiro Diniz.

4)     O senador Jefferson Peres, líder do PDT no Senado, utilizando-se de artigo escrito em 2000 pelo então presidente do PT, José Dirceu, hoje ministro da Casa Civil, afirmou que o PT, hoje no governo, age e fala exatamente o contrário de quatro anos atrás, quando tenta impedir a instalação de uma CPI do caso Waldomiro Diniz. O governo não cede mesmo tendo sido detectadas várias irregularidades praticadas pelo ex-assessor de assuntos parlamentares da Presidência Waldomiro Diniz, quando na presidência da Loterj. Waldomiro que já depôs e foi indiciado por prevaricação, por ter facilitado a sonegação de impostos quando era presidente da Loterj.

Entendo que o historiador de amanhã deve dispor de meios para levantar o que foi o Governo petista do Presidente Lula. Dessa forma, solicito que as matérias em anexo integrem este pronunciamento e, assim, passem a constar dos Anais do Senado Federal.

Os anexos referem-se às matérias publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo, todas do dia 03 de março de 2004.

Era o que tinha a dizer.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matérias referidas:

“Bingos souberam antes do convite a Waldomiro”;

“PT tenta adiar o pedido de CPI”;

“No Rio, petistas querem dividir Comissão”;

“Senador acusa sem provas e acalma governo”;

“TV Senado é arma poderosa nas mãos da oposição”;

“Denúncia se baseou em texto já publicado”;

“Peres faz Dirceu provar do próprio veneno”;

“Relatório de 2003 da PF sobre Loterj revela irregularidades de Waldomiro”;

“Waldomiro depõe e é indiciado por prevaricação”; e

“Aliados querem manter texto da MP dos bingos”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/03/2004 - Página 6915