Pronunciamento de Efraim Morais em 15/03/2004
Discurso durante a 16ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Homenagem pelo falecimento do ex-Deputado Federal Álvaro Gaudêncio Filho. (como Líder)
- Autor
- Efraim Morais (PFL - Partido da Frente Liberal/PB)
- Nome completo: Efraim de Araújo Morais
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem pelo falecimento do ex-Deputado Federal Álvaro Gaudêncio Filho. (como Líder)
- Aparteantes
- Ney Suassuna.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/03/2004 - Página 7010
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, ALVARO GAUDENCIO FILHO, EX-DEPUTADO, ESTADO DA PARAIBA (PB), EX PREFEITO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.
O SR. EFRAIM MORAIS (PFL - PB. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, no início da tarde de hoje, encaminhei um requerimento à Mesa desta Casa, nos termos do art. 218 do Regimento Interno do Senado Federal, solicitando a inserção em ata de voto de pesar pelo falecimento do ex-Deputado Federal Álvaro Gaudêncio Filho, nascido em 1930, no Município de São João do Cariri, Estado da Paraíba.
Ao longo de sua profícua carreira como Promotor Público, advogado militante, Prefeito Municipal e, por quatro mandatos consecutivos, Deputado Federal, deu a este País um exemplo de dignidade, honradez e espírito público inconteste.
Seu falecimento, no dia 12 de março do corrente, em Campina Grande, na nossa Paraíba, em decorrência de acidente vascular cerebral, entristece a todos nós.
Sua vocação pública manifestou-se desde a escolha profissional e acadêmica, ao se graduar em Direito, em 1955, pela Universidade Federal de Pernambuco.
Notabilizou-se como político habilidoso, leal, solidário aos amigos e a seus ideais. Sabia conservar amizades, como a que o ligava aos ex-Governadores Ernany Sátiro e Antônio Mariz. Era astuto, sendo idealizador do “Acordo de Brasília”, que objetivava eleger Antônio Mariz à Chefia do Governo do Estado da Paraíba, quando as eleições ainda ocorriam por via indireta.
A Paraíba perde um político que, apesar de ter galgado cargos importantes na República, era uma pessoa simples, de bom trato, admirado por todos, até pelos seus adversários.
Ao registrar em seus Anais o voto de pesar, o Senado Federal não faz mais que reconhecer a grande figura que ele representou e representa para a comunidade política nacional.
O Sr. Ney Suassuna (PMDB - PB) - Permite-me V. Exª um aparte?
O SR. EFRAIM MORAIS (PFL - PB) - Com muito prazer, nobre Senador.
O Sr. Ney Suassuna (PMDB - PB) - O meu aparte é para me solidarizar com V. Exª e pedir que me permita subscrever o seu requerimento, pois V. Exª faz justiça a um paraibano de família ilustre, também paraibana, cuja morte nos deixa com um sentimento de vazio muito grande.
O SR. EFRAIM MORAIS (PFL - PB) - Agradeço o seu aparte, Senador, e, com o maior carinho e respeito, aceito a subscrição do meu requerimento por V. Exª, sabendo inclusive da amizade que tinha pelo nosso Álvaro Gaudêncio e que temos pela família Gaudêncio.
Sr. Presidente, com certeza representou muito, não só para a Paraíba, mas para o Brasil, o ex-Deputado Álvaro Gaudêncio Filho.