Discurso durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários ao Relatório Social 2003 da Microsoft Brasil.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
INFORMATICA.:
  • Comentários ao Relatório Social 2003 da Microsoft Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2004 - Página 7426
Assunto
Outros > INFORMATICA.
Indexação
  • IMPORTANCIA, RELATORIO, INDUSTRIA, INFORMATICA, REITERAÇÃO, COMPROMISSO, ETICA, APOIO, COMUNIDADE, DETALHAMENTO, PROGRAMA, NATUREZA SOCIAL.
  • SAUDAÇÃO, INDUSTRIA, INFORMATICA, RELEVANCIA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, BRASIL, CONTRIBUIÇÃO, MODERNIZAÇÃO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Microsoft representa, hoje, um fenômeno que vai muito além de uma inolvidável grife multinacional. Inconteste no universo da indústria informática, executa serviços os mais diversos, desafiando os imponderáveis do futuro, adiantando-se às demandas tecnológicas do tempo. Mas isso não é só. Ao lado dos objetivos industriais, não deixa de observar suas obrigações no campo social. Nessa linha, a Microsoft Brasil acaba de publicar seu Relatório Social 2003, reiterando seu compromisso com a ética e o apoio à comunidade onde atua, considerando-o fator essencial à manutenção de seu sucesso.

Sem dúvida, conforme as palavras de Emílio Umeoka, Presidente da Microsoft Brasil, mais que produtos inovadores, de uma grande empresa exige-se um comprometimento inarredável com os parceiros de negócios, com as comunidades e com o País. Utilizando o conceito de “cidadania corporativa”, a empresa não se furtou, em 2003, a adotar uma gama de programas destinados a contribuir para a construção de um Brasil mais justo, humano e solidário. Nesse espírito, não poupou esforços em engajar-se nos mais desafiantes projetos educacionais, fornecendo conhecimento e equipamento tecnológico para sua melhor implementação.

O relatório anual dividiu seu conteúdo em oito tópicos distintos, a maioria dos quais, destinada à exposição de seus programas sociais. Antes, porém, a Microsoft faz questão de abrir o debate ideológico, explorando a temática “A Tecnologia Para a Mudança”, na qual manifesta sua preocupação com a criação de um ambiente mais seguro e inclusivo para as empresas e para os brasileiros.

Empregando quase 400 profissionais no Brasil, tem movimentado fortemente a economia local, possibilitando a criação de um número significativo de empregos indiretos. Nessa condição, o denominado “ecossistema digital” tem compreendido, de fato, um universo de dez mil empresas brasileiras e 45 mil empregados, enquanto que, no resto do mundo, há outros sete milhões de agentes empresariais independentes construindo produtos a partir da base tecnológica criada pela Microsoft. Isso, surpreendentemente, não tem provocado negligência da empresa em relação a seus consumidores, como seria de se esperar. Pelo contrário, não descuida, nem por um minuto, de seus clientes, oferecendo-lhes total assistência por meio do “Serviço de Atendimento ao Consumidor”, quer seja via suporte técnico, quer seja via sistema de relato de erros. 

Por isso mesmo, “Parceria com a Comunidade” acompanha a abertura temática do Relatório Social, abordando o auxílio que a Microsoft tem consignado às instituições brasileiras, com o propósito de ajudá-las a superar seus desafios. Trata-se de aumentar o poder das pessoas e das comunidades, proporcionando-lhes condições, habilidades, ferramentas e recursos para superar os desafios de hoje e de amanhã. Além disso, a Microsoft tem doado seus produtos para um número significativo de entidades filantrópicas e culturais. Apóia, igualmente, uma série de iniciativas de educação e inclusão mediante recursos financeiros e materiais, como o programa “Sua Escola a 2000 por Hora” e o “Comitê para Democratização da Informática”. Disso resulta que, em quatro anos, os investimentos em programas sociais chegaram a 30 milhões de reais.

Bem a propósito, em maio de 2003, a Microsoft introduziu uma iniciativa mundial no uso de tecnologia na educação, comprometendo-se a investir 250 milhões de dólares em projetos de capacitação para professores, diretores e alunos de escolas. No caso brasileiro, firmou parceria, em 1999, com o Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento de um projeto na área de educação, dando surgimento ao programa acima referido “Sua Escola a 2000 por Hora”. Aliás, sua implementação teve de atravessar etapas de adaptação, na direção progressiva rumo à apropriação do hábito de utilizar a tecnologia.

Na mesma linha, o “Comitê para Democratização da Informática (CDI)” é uma organização fundada em 1995, com o objetivo de promover a inclusão social por meio da tecnologia usada como instrumento para a construção e o exercício da cidadania. A parceria com a Microsoft se consumou em 1999, quando esta contribuiu com cinco milhões de dólares empregados em infra-estrutura, equipamentos, pessoal e licenças de uso de software. Logo no primeiro ano de implantação, o CDI formou cerca de 1.500 pessoas em onze Escolas de Informática e Cidadania do Rio de Janeiro.

Outro tópico de extrema relevância no Relatório é o referente à “Prioridade à Pesquisa”, no qual se registram os diversos centros de ensino tecnológico de universidades brasileiras aos quais a Microsoft destina apoio técnico para capacitação de profissionais, além de promover o desenvolvimento de soluções de ponta. A atuação faz parte da decisão da empresa de priorizar as atividades de pesquisa, para as quais empenhou recursos na ordem de quase cinco bilhões de dólares em todo o mundo. No Brasil, um dos projetos apoiados pela Microsoft foi o da equipe de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), no qual se conduz uma linha de pesquisa sobre ambulatório virtual e tutor eletrônico. Trata-se de sistemas que permitem a assistência médica à distância, além do uso da tecnologia para ações de saúde preventiva e a reciclagem permanente de médicos e profissionais de saúde. No mais, o acesso da equipe de Telemedicina da USP a softwares Microsoft foi viabilizado pelo programa Microsoft Developers Network Academic Alliance, que beneficia, desde 2003, qualquer universidade brasileira dotada de cursos ligados à área de tecnologia da informação.

Dito isto, passemos para o tópico seguinte, cuja essência temática gira em torno do desenvolvimento contínuo de inovações tecnológicas. A Microsoft tem investido em iniciativas que visam capacitar profissionais e apoiar empresas no desenvolvimento de software. Por isso, mantém a busca de novas e criativas formas de cooperar com a indústria de software. Os Centros de Tecnologia instalados no Brasil atestam o comprometimento da empresa com a disseminação de novas tecnologias. Em parceria com instituições nacionais, a iniciativa prevê a formação de profissionais para atender às demandas regionais. Inaugurado em 2002, o projeto beneficiou, até o momento, cidades como Petrópolis, Curitiba, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo.

Outro ponto do Relatório que merece igual destaque é o que discorre sobre “Serviços Públicos e Cidadania”. Para a Microsoft, a tecnologia da informação se transformou numa ferramenta fundamental para as gerências governamentais. Elevando a eficiência e agilidade dos serviços oferecidos à população, reduz custos e converte as relações entre o Estado e a sociedade em algo mais transparente, facilitando a integração dos órgãos e políticas públicas. A colaboração da Microsoft com os governos para a promoção da cidadania já envolveu outras iniciativas, como foram os casos do Banco de Dados do Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o sítio eletrônico do Ministério da Justiça sobre crianças e adolescentes desaparecidos.

Ainda no âmbito da parceria com a comunidade, vale ressaltar que a Microsoft se uniu, em 2003, à Associação para a Valorização e Promoção de Excepcionais, em São Paulo, doando à instituição 240 licenças do Windows XP e Office XP. Para se ter uma ligeira idéia do impacto, a Associação atende, em média, quase quatro mil pessoas por ano, um quarto dos quais consegue emprego no mercado de trabalho graças aos conhecimentos que adquire com o manuseio do computador. Entre outras organizações sociais igualmente beneficiadas no País, cabe mencionar a Casa de Apoio à Criança com Câncer, em Natal, bem como o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, em São Paulo.

Por último, cumpre sublinhar a dedicação da Microsoft ao “Apoio à Cultura”, por meio do qual expressa seu reconhecimento à criatividade e ao valor da cultura brasileira. Investindo em grandes nomes e em novos profissionais da arte nacional, prestigia espetáculos de toda ordem, aí incluídos musicais, peças teatrais e incentivos às artes plásticas. Em 2003, contabilizaram-se nada menos que 46 espetáculos musicais patrocinados pela empresa no eixo Rio-São Paulo, sobressaindo, entre tantos, cantores consagrados, do calibre de Djavan e Milton Nascimento. Para 2004, promete manter tais patrocínios, bem como expandir as áreas de atuação.

Para concluir, Sr. Presidente, aproveito a oportunidade para saudar a Microsoft/Brasil não somente pela gentileza do envio do Relatório Social 2003, mas sobretudo pelo excepcional papel que tem desempenhado em nosso País, contribuindo para a construção de uma Nação mais preparada para enfrentar os contínuos desafios da modernidade. Particularmente, ao presidente da empresa no Brasil, Emilio Umeoka, expresso meus sinceros agradecimentos, convicto que estou de que os serviços da Microsoft em nosso território ganham um significado socioeducacional para além de qualquer expectativa com relação a uma empresa multinacional de sua estatura.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2004 - Página 7426