Discurso durante a 21ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Relato da trajetória histórica do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e seu regozijo em participar da legenda, destacando o apoio do partido ao atual governo. (como Líder)

Autor
Duciomar Costa (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PA)
Nome completo: Duciomar Gomes da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Relato da trajetória histórica do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e seu regozijo em participar da legenda, destacando o apoio do partido ao atual governo. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2004 - Página 7956
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • REGISTRO, HISTORIA, ATUAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB).
  • MANIFESTAÇÃO, HONRA, ORADOR, PARTICIPAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), APOIO, GOVERNO FEDERAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. DUCIOMAR COSTA (Bloco/PTB - PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), fundado durante o período de restauração democrática do País, em 1946, é seguramente uma das mais tradicionais agremiações públicas brasileiras.

Nesses 58 anos em que o País atravessou sucessivas crises institucionais e fortes turbulências políticas e econômicas, o PTB sempre esteve na vanguarda dos movimentos populares, empunhando a bandeira da restauração dos valores democráticos, da moralidade pública, do progresso sustentável, da promoção da justiça social e do fim das desigualdades regionais.

Com o fim do truculento regime de exceção, o PTB, que foi uma das vítimas preferenciais da opressão dessa era, precisou estrategicamente recuar ante a violência perpetrada pelos algozes daquele regime, ressurgindo altivo sob a liderança da incansável e inesquecível Deputada Ivete Vargas, que inspirada pelo legado desenvolvimentista e trabalhista do Presidente Getúlio, expresso em sua carta-testamento, restaurou as bases de uma das mais sólidas e consistente legendas partidárias brasileiras.

Atualmente, com a democracia plenamente restaurada, decorridos quinze anos desde a promulgação da Constituição de 1988, o PTB continua com o mesmo espírito combativo, participando de todas as importantes decisões tomadas em prol da construção e da consolidação do desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Aliado de primeira hora do Presidente Lula, o PTB entendeu que o País ansiava, como ainda anseia, por mudanças estruturais e profundas. Por essa razão continua acreditando e caminhando coeso, harmônico e com firmeza ao lado do Governo, como um de seus colaboradores mais efetivos na luta pela formação de um Brasil menos vulnerável às incertezas do futuro, mais igualitário, justo e solidário e menos propenso a crescer com concentração de renda.

Srªs e Srs. Senadores, foi esse idealismo, essa força inquebrantável em direção à mudança, ao futuro, foi essa vocação iconoclasta do PTB contra os antigos vícios da política brasileira, essa busca permanente e indisfarçável de pôr abaixo as barreiras que separam de forma aviltante o Brasil em dois blocos distintos, foi essa luta do partido pela transformação do Brasil em um Estado que oportuniza desenvolvimento e progresso a todos os Estados, indistintamente, sem qualquer predileção geográfica, que me fez ingressar nas fileiras do PTB.

Por isso, quero aqui declarar publicamente minha satisfação e meu incontido orgulho de pertencer a um Partido que guarda um passado glorioso e vive o presente com a consciência de ser um agente fundamental no processo de transformação do Brasil; que abriga em sua legenda 55 Parlamentares no Congresso Nacional. Antes sob o comando do saudoso José Carlos Martinez, e atualmente sob a presidência do combativo Deputado Roberto Jefferson.

Orgulho-me de pertencer a um Partido que deposita na coerência e nos ditames da honra e da ética sua única diretriz na conduta. Orgulho-me de pertencer a uma agremiação que, não obstante ser tão plural na composição, mantém-se coeso e destemidamente unido na defesa de suas convicções, ressonância dos mais elevados interesses do povo brasileiro. Orgulho-me de pertencer a um Partido que demonstrou cabalmente sua grandeza e vocação democrática, quando pinçou para liderá-lo nesta Casa, certamente, o mais humilde de seus integrantes.

A minha responsabilidade, o meu compromisso com o meu Partido e, especialmente, com o Brasil e o meu querido Estado do Pará aumentaram exponencialmente agora, na condição de líder do PTB no Senado Federal.

Ao Presidente Lula, que ao longo do seu primeiro ano de mandato tem-se mostrado sensível aos históricos dissabores sofridos pelos Estados do Norte e Nordeste do Brasil, quero mandar um recado: Sua Excelência terá no PTB um aliado fiel, firme e propositivo, mas que não abrirá mão de sua autonomia e independência quando for necessário criticá-lo, como jamais se desobrigará de sua pauta de lutas pelos mais lídimos anseios do povo brasileiro.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Modelo1 1/27/257:06



Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2004 - Página 7956