Discurso durante a 21ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Transcrição de ofícios endereçados ao Ministro da Justiça e ao Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, para esclarecer denúncias formuladas pelo ex-chefe do FBI no Brasil, Carlos Alberto Costa, publicadas essa semana pela revista Carta Capital, sobre escuta telefônica pela agência norte-americana no Palácio do Planalto.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Transcrição de ofícios endereçados ao Ministro da Justiça e ao Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, para esclarecer denúncias formuladas pelo ex-chefe do FBI no Brasil, Carlos Alberto Costa, publicadas essa semana pela revista Carta Capital, sobre escuta telefônica pela agência norte-americana no Palácio do Planalto.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2004 - Página 7986
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • TRANSCRIÇÃO, OFICIO, AUTORIA, ORADOR, CONVITE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), CHEFE, GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL, COMPARECIMENTO, COMISSÃO MISTA, SENADO, ESCLARECIMENTOS, DENUNCIA, EX-CHEFE, ORGANISMO INTERNACIONAL, BRASIL, OCORRENCIA, ESCUTA TELEFONICA, SEDE, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, PUBLICAÇÃO, PERIODICO, CARTA CAPITAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, solicito que sejam transcritos ofícios que estou encaminhando tanto ao Ministro Márcio Thomaz Bastos quanto ao Ministro-Chefe das Atividades da Abin, General Jorge Armando Félix, convidando ambos a comparecerem à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, do Congresso Nacional, que atualmente presido, como Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, a fim de que possam, quando avaliarem adequado, prestar esclarecimentos acerca das declarações do Sr. Carlos Alberto Costa, ex-Chefe do Escritório do Federal Bureau of Investigation - FBI, no Brasil, publicadas na revista Carta Capital, de 24 de março último.

Conversei, há pouco, com o General Félix a respeito do assunto e vou conversar com o Ministro Márcio Thomaz Bastos. Inclusive, avalio que será importante que S. Exª possa se fazer acompanhar do Dr. Paulo Lacerda, Diretor da Polícia Federal, uma vez que esse Sr. Carlos Alberto Costa fez revelações de séria transcendência, até a respeito das relações entre o FBI e a Polícia Federal. Houve ali o entendimento, segundo disse à revista Carta Capital, de que haveria o FBI realizado até escutas no Palácio do Governo. Trata-se de algo de extrema seriedade.

Então, como o assunto é da natureza da Comissão, poderá ser feita uma reunião em caráter reservado, mas se trata de uma responsabilidade do Congresso Nacional acompanhar as atividades dessa natureza. Por essa razão, estamos tomando essa iniciativa.

Muito obrigado.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matérias referidas:

- Ofício CCAI nº 005/2004;

- Ofício CCAI nº 006/2004


Modelo1 4/26/242:47



Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2004 - Página 7986