Discurso durante a 14ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Constituição de um grupo Parlamentar Brasil/China.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Constituição de um grupo Parlamentar Brasil/China.
Publicação
Publicação no DSF de 12/03/2004 - Página 6770
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • ELOGIO, INICIATIVA, ALBERTO SILVA, SENADOR, PROPOSIÇÃO, GRUPO PARLAMENTAR, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, ACEITAÇÃO, ORADOR, CONVITE, PARTICIPAÇÃO.
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, VISITA, EMBAIXADA, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, INTERESSE, GRUPO PARLAMENTAR, DESENVOLVIMENTO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Desejo informar a V. Exª, que é um dos proponentes da constituição do Grupo Parlamentar Brasil/China, que, conforme parecer do Senador Heráclito Fortes, essa proposição foi aprovada hoje na reunião da Mesa Diretora.

Ontem respondi ao ofício de V. Exª aceitando ser membro do Grupo Parlamentar Brasil/China. Acredito que V. Exª tenha feito um ofício semelhante aos demais Senadores.

Informo a V. Exª que ainda ontem recebi a visita do Embaixador da China no Brasil, que informou-nos ter grande interesse que um número significativo de Senadores faça parte desse Grupo Parlamentar, que se destina a desenvolver nossas relações com a República Popular da China. O embaixador disse ainda que, assim que houver a constituição desse Grupo Parlamentar, promoverá uma recepção na embaixada para um diálogo com todos nós.

De maneira que eu gostaria de cumprimentá-lo por essa iniciativa e informá-lo que o embaixador apreciaria muito que pudesse uma delegação de Senadores brasileiros visitar a China ainda neste ano em data a ser decidida. Quero cumprimentá-lo pela iniciativa e dar esta notícia como Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/03/2004 - Página 6770