Discurso durante a 23ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração, no dia 19 de março, do "Dia da Escola".

Autor
Valmir Amaral (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/DF)
Nome completo: Valmir Antônio Amaral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Comemoração, no dia 19 de março, do "Dia da Escola".
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2004 - Página 8423
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ANALISE, IMPORTANCIA, SOCIALIZAÇÃO, CRIANÇA, FORMAÇÃO, CIDADANIA.

O SR. VALMIR AMARAL (PMDB - DF. Sem apanhamento taquigráficos.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, comemoramos no dia 19 de março o “Dia da Escola”, uma das instituições mais fundamentais jamais criadas pelo ser humano.

A escolha dessa data para a comemoração tem especial significado em nosso país, uma vez que coincide com o aniversário do “Apóstolo do Brasil”, Padre José de Anchieta, fundador e professor de algumas das primeiras escolas brasileiras, em São Vicente e em Piratini, essa última dando origem à atual cidade de São Paulo.

O ato de estabelecer uma escola é, acima de tudo, um ato de fé no processo de civilização. A escola representa a possibilidade de transmissão de valores, princípios e ideais entre as diferentes gerações. Se os seres humanos têm uma passagem relativamente curta pela vida, a escola garante, pelo menos, que sua obra coletiva ultrapasse os estreitos limites temporais de suas existências.

Mas a escola, ao longo do tempo, foi agregando muitas funções. Para muitas crianças é o primeiro espaço de convivência e socialização, chegando a equiparar-se em importância à família. Essa é uma realidade especialmente para os filhos da classe trabalhadora, que acabam convivendo mais com os colegas de escola e professores do que com os próprios pais, que encontraremos absorvidos na busca da sobrevivência.

Tem, ademais, uma função libertadora. A escola orienta, abre os olhos, engaja, forma o cidadão participativo e consciente.

Para muitos brasileiros, das periferias das metrópoles, ou nas pequenas cidades, as escolas representam o único equipamento público a que podem ter acesso.

É uma instituição tão fantástica que é capaz de extravasar seu corpo físico, ultrapassar os limites de suas paredes e, até mesmo prescindir de seus prédios. A primeira escola do Distrito Federal foi montada debaixo de uma árvore, pela pioneira Anahir Pereira Costa, ainda em 1957, antes da construção do prédio que abrigou o Instituto Batista na Cidade Livre. Não muito diferente do que os jesuítas haviam feito em 1549, comandados pelo Padre Manoel da Nóbrega, apenas duas semanas depois de chegarem no Brasil.

A dinâmica da escola tem permitido que ela seja reinventada a cada momento histórico, sobrevivendo com galhardia àqueles que precocemente anunciaram sua morte como modelo.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a escola é eterna, porque não é simplesmente um prédio. Muito além disso, é a convivência, é a troca de experiências, é um espaço para comunicação intergeracional e intrageracional. É o locus do processo civilizatório.

E não importa se fisicamente ela é pequena, como algumas construções de taipa que encontramos nos locais mais ermos, ou gigantescas como as mais importantes universidades brasileiras. Todas buscam cumprir o papel primordial que lhes cabe.

Meus cumprimentos a todas as instituições educacionais do País, pela passagem desse dia especial.

Aos profissionais da educação em geral, envio meu preito de gratidão. E aos brasileiros de todas as idades que ainda têm a oportunidade de acesso às escolas desejo que aproveitem ao máximo tudo o que elas podem lhes transmitir porque, com certeza, esse período de aprendizado ficará profundamente marcado em suas vidas.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2004 - Página 8423