Discurso durante a 23ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre as ações sociais realizadas pela Rede Globo, reunidas no relatório "Balanço Social - Rede Globo 2003".

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Considerações sobre as ações sociais realizadas pela Rede Globo, reunidas no relatório "Balanço Social - Rede Globo 2003".
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2004 - Página 8428
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, INICIATIVA PRIVADA, COLABORAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, COMENTARIO, PUBLICAÇÃO, RELATORIO, ASSISTENCIA SOCIAL, EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ELOGIO, PROJETO, PARCERIA, FUNDO INTERNACIONAL DE EMERGENCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFANCIA (UNICEF), ARRECADAÇÃO, DOAÇÃO, RECURSOS, ATENDIMENTO, CRIANÇA, CAMPANHA, TELEVISÃO.
  • DETALHAMENTO, PROJETO, EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), AREA, EDUCAÇÃO, SAUDE, CIDADANIA, SEGURANÇA PUBLICA, EMPREGO, APOIO, DEBATE, PROBLEMAS BRASILEIROS, PROGRAMAÇÃO, TELEVISÃO, ESPECIFICAÇÃO, POLEMICA, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, ALCOOLISMO, DROGA, IDOSO, VIOLENCIA, VITIMA, MULHER, HOMOSSEXUAL, DOAÇÃO, ORGÃO HUMANO, MEIO AMBIENTE.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, sou um dos defensores da tese de que grandes poderes acarretam grandes responsabilidades. Acredito que, quanto mais bem-sucedidos forem um indivíduo ou uma empresa, tanto maiores serão suas responsabilidades perante a sociedade em que estão inseridos.

Ao longo de sua história, a Rede Globo, uma das maiores empresas brasileiras e uma das mais importantes redes de rádio e televisão do mundo, tem demonstrado, por meio de inúmeras iniciativas, que compartilha dessa crença. A empresa impõe a si mesma um papel social ativo e diversificado, atuando nas mais variadas frentes de combate à injustiça e à desigualdade.

As ações sociais realizadas pela Rede Globo em 2003 estão reunidas no relatório “Balanço Social - Rede Globo 2003”. Trata-se de um documento que, de forma sucinta e amigável, relaciona os resultados dos principais projetos que a Rede Globo patrocinou no ano passado.

Alguns desses projetos tornaram-se referência mundial, como é o caso do Criança Esperança, uma parceria da Rede Globo com a Unicef que comemorou, em 2003, seu décimo oitavo aniversário. O Criança Esperança tornou-se uma verdadeira instituição nacional, mobilizando milhões de pessoas a cada ano e beneficiando um número cada vez maior de crianças carentes. Setenta por cento dos aparelhos de TV brasileiros acompanharam o show anual da campanha no momento de sua transmissão. No ano passado, a campanha arrecadou nada menos que 9,5 milhões de reais.

Só para a Pastoral da Criança, o Criança Esperança já repassou, ao longo dos anos, cerca de 30 milhões de reais. O projeto é o maior doador privado da Pastoral, instituição que acompanha mais de 80 mil gestantes e mais de 1,7 milhão de crianças menores de seis anos nos bolsões de pobreza de 3.500 municípios, espalhados pelas 27 Unidades da Federação. A coordenadora da Pastoral, Zilda Arns, uma das pessoas mais iluminadas deste País, vê no Criança Esperança não apenas uma simples fonte de recursos, mas um grande difusor de informações cruciais sobre a infância brasileira, contribuindo para a conscientização de milhões de brasileiros a respeito dos graves problemas que as crianças carentes aqui enfrentam.

Entre os bons frutos do projeto, merecem destaque os Espaços Criança Esperança. A idéia por trás do Espaço Criança Esperança é a oferta de um ambiente em que as crianças de áreas carentes e de risco possam desenvolver atividades complementares à escola, tendo acesso a teatros, centros multimídia, bibliotecas, piscinas e quadras poliesportivas. Em 2003, foram fundados dois Espaços, em Belo Horizonte e em Olinda, que se juntaram aos Espaços de São Paulo e Rio de Janeiro, fundados em 2002. Os quatro Espaços Criança Esperança já beneficiam cerca de 7.500 crianças e também estão se tornando referência internacional, como comprova a recente visita dos reis da Noruega ao Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro.

Outro projeto da Rede Globo voltado para a infância é o Amigos da Escola, lançado em 1999 e que já conta com 27.562 escolas públicas cadastradas. Em 2003, uma série de eventos temáticos dedicados à água, à saúde, ao meio ambiente e à paz mobilizou cerca de 900 mil pessoas, entre alunos, professores e voluntários. O projeto ainda lançou, no ano passado, o livro “Amigão da Saúde”, com dicas de saúde e exemplos de ações comunitárias bem-sucedidas, que foi distribuído para as escolas cadastradas, bibliotecas e instituições parceiras do projeto.

Uma das parcerias modernas de maior impacto nas práticas de cidadania no Brasil foi a firmada entre a Rede Globo e o Serviço Social da Indústria - SESI, que resultou no conceituado projeto social chamado Ação Global, que completou, em 2003, seu décimo primeiro aniversário. Reforçado, no ano passado, pelo apoio do Ministério da Assistência Social, o Ação Global registrou um aumento de 70% no número de atendimentos gerais e de 40% na emissão de documentos em relação a 2002. Os números são impressionantes: mais de 100 mil documentos emitidos, mais de 197 mil atendimentos na área médica, mais de 100 mil atendimentos na área odontológica, entre outros, que resultaram num total de mais de 1,7 milhão de atendimentos. O projeto mobilizou, em 2003, cerca de 27 mil voluntários nos 26 Estados e no Distrito Federal, entre médicos, dentistas, educadores, artistas e voluntários em geral.

O ano de 2003 foi também o ano da consolidação do projeto Geração da Paz, iniciado no final de 2002. Por meio de parcerias com instituições como a Fecomércio do Rio de Janeiro e o Instituto Sou da Paz, o Geração da Paz tem o objetivo de combater a violência nos centros urbanos com ações destinadas aos jovens carentes, aos policiais e a suas famílias. O projeto já beneficiou mais de 50 parentes de policiais no Rio de Janeiro e 210 jovens em oficinas de liderança social na capital paulista.

O projeto Globo e Universidade, por sua vez, pretende estreitar os laços da empresa com o público acadêmico, por meio de parcerias com as universidades e do recebimento de estudantes nas instalações da Rede Globo. Em 2003, a empresa recebeu 3.400 estudantes em visitas técnicas; realizou 36 palestras em universidades para um público estimado de 7.500 pessoas; e orientou 447 estudantes em pesquisas sobre produtos e processos desenvolvidos pela Rede Globo.

Assim como a ficção imita a vida, a realidade brasileira tem sofrido influências decisivas da ficção. A dramaturgia da TV Globo, especialmente as novelas, abordou com veemência a temática social, com destaque para a novela “Mulheres Apaixonadas”, verdadeiro marco do chamado merchandising social no Brasil. A novela “Mulheres Apaixonadas” veiculou 623 cenas em que foram tratadas questões sociais como a violência doméstica contra as mulheres, os direitos dos idosos e as vítimas das armas de fogo. A produção e o elenco dos programas da Rede Globo extrapolaram seus papéis puramente dramáticos e participaram ativamente da discussão de projetos sociais importantes que tramitaram no Congresso Nacional em 2003, com destaque para o Estatuto do Idoso, o Estatuto do Desarmamento e o projeto de lei que tipifica o crime de violência doméstica.

O incentivo às artes foi outra das ações dignas de nota que a Rede Globo realizou em 2003. A emissora e suas afiliadas divulgaram, gratuitamente, 104 espetáculos teatrais através de 15.697 inserções, o que corresponde a mais de 16 milhões de reais em investimentos publicitários. Outros 185 milhões de reais corresponderam à veiculação gratuita de 148 campanhas de instituições sociais e sem fins lucrativos, entre elas a Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (ADOTE ), a Fundação SOS Mata Atlântica, os Narcóticos Anônimos e a Sociedade Brasileira de Mastologia.

Além da divulgação dos projetos de terceiros, a Rede Globo ainda promove a divulgação de seus próprios projetos, como o Criança Esperança, o Geração da Paz e diversas outras campanhas de prevenção de saúde, segurança no trânsito e preservação do meio ambiente. Além disso, a emissora reserva seis horas semanais para programas educativos, quatro delas referentes ao Telecurso 2000, uma referência internacional em educação à distância. Não estão incluídos, nessas seis horas, programas de forte inclinação didática, como o Globo Rural, o Globo Repórter e o Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como vimos, poucas instituições públicas ou privadas contribuíram tanto para o exercício da cidadania no Brasil quanto a Rede Globo. A organização é, sem dúvida, um dos maiores exemplos de responsabilidade social deste País, contribuindo para o crescimento da sociedade brasileira na exata medida de sua grandeza e de sua importância enquanto empresa.

Nossos cumprimentos, portanto, à Rede Globo, pelo belo trabalho social que vem realizando há tempos, com resultados cada vez mais notáveis para a sociedade brasileira.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2004 - Página 8428